Geral

Vera Cruz conhece cronograma de pavimentações

Publicado em: 14 de março de 2023 às 08:26 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:08
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Projeto ainda tramita na Caixa para liberação e ser feita licitação, mas programação já foi desenhada

    Desde que o prefeito Gilson Becker anunciou, em 22 de fevereiro, o projeto de pavimentação de 100% das ruas de estrada de chão da zona urbana de Vera Cruz, os moradores das vias contempladas estão ansiosos para saber quando darão adeus ao barro e à poeira. Ainda é preciso aguardar os trâmites burocráticos e legais transcorrerem, mas vários passos já foram dados e a Administração Municipal, inclusive, organizou uma espécie de cronograma para priorizar cinco frentes de trabalho, dividindo por lotes as ruas. Desta forma, quem vencer a licitação poderá trabalhar simultaneamente para agilizar as pavimentações com bloquetes.

    Segundo o Prefeito, desde que foi apresentado oficialmente o projeto, ele tramitou na Câmara de Vereadores, onde foi aprovado, também já passou pela Secretaria do Tesouro Nacional e agora aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para obter o financiamento na ordem de R$ 15 milhões. É a partir desta análise final e liberação da Caixa que o Município poderá abrir o processo de licitação para a obra, por isso, explica Gilson, não é possível precisar quando ela efetivamente começa, mas pode-se dizer por onde.

    No Lote 1, composto pelas ruas do centro, Loteamento Losekann, bairro Arco-Íris, Leopoldina e Vila Triângulo, a primeira a ser pavimentada será a Travessa Forster, com 90 metros.
    No Lote 2, que abrange o bairro Esmeralda, é a rua José Rohlfes, de 140 metros, que recebe a pavimentação por primeiro. O Lote 3 é formado pelas ruas do Bairro Cipriano de Oliveira e, ali, foi escolhida  a Nelson Meert, que tem 320 metros, para receber por primeiro os bloquetes.

    O Lote 4 abrange o Loteamento Bosques de Villa Thereza, Rincão da Serra/São Francisco, Bairro Boa Vista, e foi escolhida a rua Armindo Back, que tem 165 metros para receber a melhoria por primeiro. Por fim, o Lote 5 contempla o Bairro Conventos, Imigrante e Bom Jesus, e serão calçadas por primeiro as ruas Herbert Schneider, que tem 200 metros, e a Eduardo Zinn (Martin Luther até Loteamento Gressler), com 500 metros.

    Ao todo, as obras da zona urbana contemplam 15.423 metros, sendo 85 ruas por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), outras seis ruas por meio de emendas parlamentares, e ainda duas ruas sob responsabilidade de loteador. São 93 ruas que darão adeus à estrada de chão em Vera Cruz.

    Já as obras do interior  vão avançar de acordo com a liberação das emendas parlamentares. Na medida que cada uma vai sendo liberada, a licitação do trecho correspondente é executada. Em Linha Henrique D’Ávila, além do Pavimenta, já há outro trecho licitado, assim como Vila Progresso. Andréas já tem trecho em execução e outros mais em licitação concluída. Esses trechos serão feitos de acordo com a liberação dos recursos por parte dos parlamentares.