Segundo a proposta, os descontos serão progressivos. Entenda
O vereador Rodrigo Rabuske de Santa Cruz do Sul está propondo projeto de lei para isentar parcialmente de pagamento do IPTU 2021 os imóveis em que se desenvolvem atividades comerciais, industriais e de serviços que tiveram por força de decretos municipais proibidas a abertura e funcionamento durante a declaração de estado de calamidade em Santa Cruz do Sul. O texto do verador do PTB foi subscrito pelos colegas de partido Nicole Weber e Serginho Moraes.
Segundo a proposta, os descontos serão progressivos: de 20% para quem teve proibida a abertura e funcionamento por até 30 dias; 40% até 60 dias; e 50% para quem teve proibida sua atividade por mais de 60 dias. Rabuske salienta que a crise mundial instaurada pela pandemia da Covid-19 abateu com a cidade de Santa Cruz do Sul. "Com a crise sanitária, sobreveio a ameaça de quebra da economia. Invariavelmente, precisamos manter a disseminação do vírus com menor crescimento possível e em contrapartida propor iniciativas que visem à sobrevivência dos negócios e empregos”, cita.
O vereador salienta ainda que nos últimos dias 3 e 4 de março, a CDL Santa Cruz realizou uma pesquisa com a participação de 453 lojistas de diversos setores e comprovou o agravamento da situação em decorrência das medidas de restrição. Dos lojistas ouvidos, 52,8% estão correndo o risco até mesmo de fechar as portas e 32,5% precisarão demitir funcionários, enquanto apenas 7,5%, conseguirão se manter por seis meses e 0,2% não sabem até quando irão se manter.
“Nesse contexto, o projeto faz-se necessário devido ao agravamento da pandemia e das consequências econômicas, como forma de colaborar em um momento no qual os estabelecimentos não essenciais do município voltaram a fechar as portas ao público, atendendo aos critérios da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado do Estado”, observa.
Notícias relacionadas

Gabinete Online: iniciativa para recebimento de demandas tem mais de 100 participações
Projeto busca ampliar os meios de comunicação com os eleitores

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas