Quanto mais a pessoa envelhece, menos necessidade de dormir ela tem
É difícil encontrar alguém que não goste de dormir, não é mesmo? O ruim é quando o sono não é tranquilo e o excesso de tarefas do dia a dia não permite que as pessoas durmam o tempo desejado, o que pode acarretar algumas consequências negativas ao longo do dia.
Esta é a Semana do Sono e, diante disso, o presidente da Associação Brasileira do Sono, na regional Rio Grande do Sul, Antônio Rocha, reforça a importância das pessoas respeitarem o próprio sono para terem uma melhor qualidade de vida.
Segundo Rocha, cada organismo é diferente e, por isso, cada pessoa tem o seu próprio tempo de sono. Não existe uma regra exata para estipular quantas horas uma pessoa deve dormir, mas se estima que, em média, o tempo de sono ideal para um adulto é de oito horas diárias, mas isso varia muito de uma pessoa para outra.
O que se sabe é que ao longo da vida, quanto mais a pessoa envelhece, menos necessidade de dormir ela tem e, diante disso, explica-se o fato da criança precisar dormir mais.
Contudo, de acordo com o profissional, um sinal de alerta é quando a pessoa dorme uma determinada quantidade de horas e ainda acorda indisposta. Nesse caso, o problema está na qualidade do sono. Diante disso, é preciso descobrir o que contribui para isso ocorrer. O diagnóstico pode ser dado por meio do exame denominado polissonografia. “Nesse exame, o sono é monitorado a noite toda e assim é possível descobrir onde está sendo a falha do sono”.
CONSEQUÊNCIAS
Uma noite mal dormida pode acarretar uma série de problemas à saúde. Entre eles está a irritabilidade, alterações de humor, aumento do risco de ocorrerem os acidentes de trabalho e trânsito, maior probabilidade de se ter ansiedade, depressão, diabetes e acidente vascular cerebral. Além disso, dormir mal aumenta a chance das pessoas sofrerem um infarto e, ainda, pode provocar um aumento de peso.
IMPORTÂNCIA
Segundo Antônio Rocha, o sono prepara o corpo para o dia seguinte: “Vai preparar o sistema biológico e também servir para que o cérebro descanse e se renove para poder ter uma atividade cerebral adequada no dia seguinte”. Ainda acrescenta que dormir também implica em maior disposição e, inclusive, boa memória e concentração.
Por que alguém pode dormir mal?
Os motivos que podem fazer uma pessoa dormir mal estão relacionados, na maioria das vezes, à ansiedade, bem como, apneia do sono, ou seja, as paradas respiratórios ao longo do tempo em que a pessoa dorme.
RENDIMENTO
De acordo com o profissional, é necessário as pessoas aprenderem a respeitar o próprio sono e buscar descobrir qual o período do dia em que conseguem ter um melhor rendimento. “Se a pessoa rende melhor à tarde, ela pode tentar se enquadrar em um trabalho que ela possa trabalhar nesse período. O ideal é buscar adaptar a vida pra isso”, complementa.
DICAS
Confira a seguir as dicas para ter uma boa qualidade de sono:
– REGULE SEU RELÓGIO
Estabeleça horários para deitar e acordar;
– AMBIENTE FAVORÁVEL
Mantenha o quarto confortável, controlando a temperatura, luminosidade e barulho;
– LUZ ARTIFICIAL
Evite o uso de aparelhos eletrônicos (celular, computador e televisão próximo do horário de dormir);
– CAFÉ E ESTIMULANTES
Evite consumir café ou outras bebidas estimulantes à noite;
– BEBIDAS ALCOÓLICAS
Evite bebidas alcoólicas à noite;
– EVITE PROBLEMAS NA HORA DE DORMIR
Não fique pensando em problemas do dia-a-dia e não tente fazer planejamentos no horário de dormir.
Notícias relacionadas
“Não faltará mais água em Santa Cruz”, afirma novo gestor da Corsan na Região Central
André Beltrão Finamor explicou que novas medidas devem evitar a suspensão por grandes períodos
Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz celebra 37 anos
Evento comemorativo foi realizado nessa segunda-feira e reuniu associados e parceiros
Há seis anos, O Agenciador é o endereço para negociar o seu carro
Empresários Fabiano Fidencio e Rafaele Butzke destacam trajetória da empresa que se consolidou no mercado santa-cruzense
Grupo Cindapa está com vagas de emprego abertas; saiba como se candidatar
Oportunidades abrangem diferentes áreas, como vigilância, portaria, pronto atendimento, monitoramento e comercial