Geral

Stephen Hawking morre aos 76 anos

Publicado em: 14 de março de 2018 às 06:08 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:46
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Reprodução/Facebook
    compartilhe essa matéria

    Cientista faleceu em casa após décadas enfrentando a esclerose lateral amiotrófica

    O mundo dá adeus nesta quarta-feira (14) ao gênio Stephen Hawking, conhecido por suas contribuições na comunidade científica. O cosmólogo convivia há décadas com esclerose lateral amiotrófica, doença responsável por paralisar os músculos do corpo, mas que não interferiu em suas funções cerebrais.

    "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram os filhos Lucy, Tim e Robert, em um comunicado para a imprensa inglesa.

    Hawking faleceu aos 76 anos em sua casa, em Cambridge, no Reino Unido. Ele estudava teorias como a do espaço-tempo e do funcionamento dos buracos negros, tema do livro "Um breve história do tempo", best-seller lançado por ele em 1988. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor do Oscar.

    O cientista também ficou conhecido pela força que tinha ao enfrentar a doença. Hawking precisava usar um sintetizador eletrônico para poder falar. A voz robótica, produzida pelo aparelho para expressar suas ideias, tornou-se não só uma de suas marcas registradas como foi constantemente ouvida e respeitada em todo o mundo.

    “Apesar de eu não poder me movimentar e ter que falar através de um computador, em minha mente sou livre.”  Stephen Hawking

    Fãs lamentaram sua perda na internet: