Com isso, alunos da rede estadual de ensino não terão aulas
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoverá nesta quinta-feira (15), uma mobilização entre os professores da rede estadual para debater a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será implantada a partir de 2019 em todo o país, no ensino infantil e fundamental. No Estado, serão 2.545 escolas e mais de 60 mil professores mobilizados, a partir das 30 Coordenadorias Regionais de Educação.
Com isso, não haverá aulas na rede estadual e os professores estarão dedicados a debater as competências e as normativas do BNCC. O formato das reuniões segue normativa do MEC e prevê dinâmicas e debates entre os participantes.
O dia “D”, como é chamado, ocorreu em todo o Brasil no dia 6 de março passado, porém, devido à greve do magistério e o consequente atraso no calendário de 2018, o debate ocorrerá mais tarde no Rio Grande do Sul. ”Esta iniciativa é uma grande oportunidade para o Brasil começar a dar um rumo diferente na qualidade da sua educação ”, destaca o Secretário Ronald Krummenauer.
A realização do dia D segue uma orientação do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), e da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).
Novo Referencial Curricular do RS
Ainda neste ano, a rede estadual deverá debater, também, o Novo Referencial Curricular gaúcho, complementar ao BNCC. Para tanto, o governo do estado irá publicar uma portaria para constituir uma comissão de 22 professores representando a Seduc, a Undime e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) para debater o novo currículo.
Posteriormente, será criado um site para que professores das três redes ofereçam sugestões de assuntos a serem trabalhados no novo currículo. As consultas públicas estão previstas para ocorrer até o final do mês de junho.
O novo projeto visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as escolas do Rio Grande do Sul.
Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular Gaúcho, permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Rio Grande Sul. “ O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Por isso a importância do Dia D, que viabiliza o conhecimento da organização e da estrutura da BNCC, bem como as macrocompetências para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental”, explica.
Sobre a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos
Notícias relacionadas
Profissional de Santa Cruz destaca como funciona a hipnose
Rodrigo Dorneles recorreu à prática ao buscar por um tratamento contra a insônia, mas pode ser usada para diversas questões
“Não faltará mais água em Santa Cruz”, afirma novo gestor da Corsan na Região Central
André Beltrão Finamor explicou que novas medidas devem evitar a suspensão por grandes períodos
Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz celebra 37 anos
Evento comemorativo foi realizado nessa segunda-feira e reuniu associados e parceiros
Há seis anos, O Agenciador é o endereço para negociar o seu carro
Empresários Fabiano Fidencio e Rafaele Butzke destacam trajetória da empresa que se consolidou no mercado santa-cruzense