Geral

Investigados na Operação Fura-Fila retornam ao trabalho nesta quinta

Publicado em: 14 de fevereiro de 2018 às 08:46 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:48
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Agentes públicos poderão retomar os cargos 72 dias após o afastamento

    A partir desta quinta-feira (15), os agentes públicos afastados na Operação Fura-Fila poderão voltar a assumir suas funções na Prefeitura e na Câmara de Vereadores de Vera Cruz. A decisão de permitir o retorno dos afastados antes do prazo de 120 dias determinado pela investigação, partiu do juiz Marcelo da Silva Carvalho, do Fórum de Vera Cruz, que aceitou o pedido do advogado de defesa, Marco Antônio Borba.

    Após 72 dias longe dos cargos, o vice-prefeito do município Alcindo Iser (PTB), os vereadores Mártin Fernando Nyland, Eduardo Viana (PTB) e Marcelo Rodrigues de Carvalho (PTB) retomam seus postos no executivo, no caso de Alcindo, e legislativo, no caso dos vereadores. Mártin, que também ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, foi exonerado pelo Prefeito Guido Hoff, e por isso não vai retornar ao cargo no executivo. Como é concursado, além da Câmara de Vereadores, Mártin vai retomar o cargo como auxiliar de tratamento de água e esgoto. Outra que pode voltar ao trabalho é Adriana Mueller, concursada para o cargo auxiliar de serviços gerais.

    Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Vera Cruz, os concursados ainda podem ser exonerados, mas a medida depende do término da investigação. A também exonerada Eliana Giehl, ex-titular da pasta da saúde, seguirá fora da atuação no poder público.

    Na Câmara retorno ainda é incerto

    Os outros afastados na investigação do Ministério Público foram os assessores parlamentares da Câmara de Vereadores Gelson Fernandes Moura, Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior, e a diretora-geral da Câmara de Vereadores, Ilse Miguelina Borges Riss. O retorno deles aos cargos comissionados vai depender da decisão de Eduardo Viana, que assumirá novamente a presidência da casa. 

    Conforme o assessor jurídico do legislativo vera-cruzense, Marcelo Luis Schmidt, ainda caberá a Viana a decisão da exoneração ou não da assessora legislativa Deise Borges, que foi contratada para suprir a demanda da câmara após a saída dos investigados.

    Reunião com Guido Hoff alinhou retorno de Alcindo Iser

    Em contato com a reportagem do Portal Arauto, o vice-prefeito Alcindo Iser confirmou que estará amanhã na Prefeitura para voltar a exercer sua função. "Já conversei com o prefeito, estivemos reunidos pra discutir a minha volta. O trabalho será retomado para o bem da comunidade. Estou com a consciência tranquila" afirma.