RECOMEÇO

Tais de Souza é a primeira contemplada com moradia pelo Compra Assistida em Venâncio Aires

Publicado em: 14 de janeiro de 2025 às 15:45 Atualizado em: 14 de janeiro de 2025 às 15:51
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Programa federal é destinado para famílias que foram afetadas pela enchente de maio do ano passado

    Foto: Prefeitura de Venâncio Aires

    Caixa Econômica Federal, Secretaria Nacional para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Venâncio Aires assinaram nesta terça-feira (14), em Lajeado, o primeiro contrato de repasse de imóvel, através do programa Compra Assistida, para uma família da Capital do Chimarrão.

    Moradora de Vila Mariante, Tais de Souza, teve a residência destruída pela enchente de maio do ano passado. Agora, através do Compra Assistida, escolheu recomeçar a vida no Bairro Santa Tecla, ao lado do esposo Gabriel e do filho Bernardo, de 12 anos.

    Ao todo, Venâncio Aires teve 309 unidades habitacionais destruídas pela enchente de acordo com a Defesa Civil Nacional e pré-habilitadas ao programa federal. Dessas, 21 famílias já tiveram os requisitos encaminhados e aprovados pela Caixa e Ministério das Cidades, e estão aptas a buscar seu novo imóvel.

    Tais ao lado do filho e do esposo | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires

    Pelo programa, as famílias recebem moradias de até R$ 200 mil subsidiadas pela União. Os imóveis são destinados aos beneficiários das faixas 1 e 2, com renda bruta familiar de até R$ 4.700 por mês.

    De acordo com a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Camila Capelão, outras cinco famílias venâncio-airenses já escolheram suas casas e encaminharam documentação para a Caixa. “Acreditamos que, nas próximas semanas, assinaremos mais contratos do Compra Assistida e teremos o início das obras dos programas habitacionais dos Bairros Battisti e Brands”, revelou.

    O prefeito Jarbas da Rosa destacou durante o evento que, por sete meses após a enchente, a principal preocupação e trabalho do Município, visava garantir moradia para as pessoas. “Estamos muito felizes em chegar nesse dia e repassar o que é mais fundamental para uma família poder criar seus filhos: uma casa”, finaliza.

    Leia também