Geral

Patrulha agrícola realiza entrega de água potável para famílias de Venâncio Aires

Publicado em: 14 de janeiro de 2025 às 11:08
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Caminhão-pipa é utilizado para a entrega de água potável | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Até o momento, mais de um milhão de litros já atenderam a comunidade, especialmente no interior

    A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Patrulha Agrícola da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), segue realizando a entrega de água potável para famílias do interior do município.

    O trabalho ocorre ao longo de todo o ano, no entanto, é intensificado entre os meses de novembro e maio por conta do calor e da falta de chuva prolongada, o que impossibilita que açudes e outros reservatórios encham de água. Até o momento, mais de um milhão de litros de água foram entregues.

    Família Souza é uma das atendidas pela Patrulha Agrícola | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires

    Nesta terça-feira (14), a equipe realizou o abastecimento do caminhão-pipa com água tratada da Corsan e entregou 9 mil litros para três famílias, duas em localidades de Linha Picada Revólver, Linha Brasil (Picada Bohn), e uma na cidade, no Bairro Santa Tecla, que enfrentam dificuldades devido a escassez de água.

    De acordo com o coordenador da Sisp, Rodrigo Garin, a entrega de água faz parte de um esforço coordenado para minimizar os impactos da estiagem, que tem comprometido o abastecimento de água em locais da cidade e regiões do interior. “Ações como essa são importantes para beneficiar a população que sofre com os efeitos da estiagem. Realizamos o abastecimento de água e conseguimos perceber o alívio e a alegria das pessoas quando chegamos para as entregas”, destaca.

    A escassez de água é um desafio de moradores, que dependem do auxílio para conseguir ter água. O agricultor de Linha Picada Revólver, João Olair de Souza, de 54 anos, estava duas semanas sem água e recebeu 2,6 mil litros. “Fizemos o pedido da água na quinta-feira passada e graças a Deus hoje a água chegou. Estou muito agradecido a todos que trouxeram a água. Nós aqui em casa somos entre cinco pessoas, mas estamos com parentes para ajudar no fumo”, explica Souza.

    Além disso, o agricultor comenta que pega água em uma vertente para suprir as necessidades básicas e para os animais. “Todos nós precisamos de água e ficamos duas semanas sem, apenas pegando de uma vertente que tem no meio do mato, mas com esses dias de muito calor, não saiu mais água. Nós usamos a água para tudo, então é de grande importância. Não tínhamos água para tomar banho, ou dar para os animais, nem para fazer a comida direito nós tinha, era complicado. A gente enche umas garrafas e colocamos na geladeira. Com água é outra coisa, agora está 100%”, comemora.

    Até o momento, a entrega de água está sendo realizada por um caminhão-pipa, mas o prefeito Jarbas da Rosa já autorizou a contratação de um caminhão extra para agilizar as entregas. “A iniciativa demonstra a importância do trabalho realizado pela Administração Municipal para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e garantir o bem-estar da população. A distribuição de água continuará, e de forma intensa para que nem uma família fique sem água”, ressalta Rosa.

    Atualmente, são realizados dois turnos com entregas de água, beneficiando em torno de seis famílias com 16 mil litros ao todo. Com o auxílio de outro caminhão, a entrega de água duplicará. A equipe abastece caixas d´água, reservatórios e poços artesianos e cacimba de famílias das localidades de Linha Picada Revólver, Linha Brasil, Linha Cerro dos Bois, Alto Paredão Pires, Linha Estância Nova, Estância São José, Ponte Queimada, Linha Coronel Brito, Campo Grande, Rincão de Souza, Taquari Mirim, Vila Mariante, Picada Nova, Picada Mariante, Linha Monte Belo, Sexto Regimento, Linha Cipó, Cachoeira, Marmeleiro, entre outras. E regiões da cidade como o Bairro Santa Tecla.

    Caso alguém necessite de água, a solicitação pode ser realizada pelo telefone (51) 2183 0250.

    Leia também