Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao 12º episódio. Lançado nesta quinta-feira (14), o capítulo fala sobre a história do município de Vera Cruz desde a chegada dos primeiros imigrantes, em 1854, e também conta a origem dos nomes das localidades da Capital das Gincanas.
Os episódios anteriores falaram sobre a chegada dos alemães no Rio Grande do Sul, o início da colonização no Vale do Rio Pardo, a chegada dos imigrantes em Santa Cruz do Sul e pontos importantes para a economia na época (como a Praça da Matriz, em Rio Pardo).
A construção da cidade de Santa Cruz do Sul também foi abordada, assim como o desenvolvimento em localidades do interior, como Rio Pardinho, Formosa, Ferraz, Monte Alverne, Boa Vista, entre outros. Também teve destaque para a cultura e tradição dos costumes do povo alemão e a Oktoberfest, assim como sobre os conhecimentos trazidos pelos imigrantes na fabricação de ferramentas para o uso no campo.
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
- Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
- Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
- Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
- Episódio 4 – Praça da Matriz, em Rio Pardo
- Episódio 5 – Construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a Colônia
- Episódio 6 – A chegada dos primeiros imigrantes alemães em Rio Pardinho, em 1852
- Episódio 7 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Formosa, Ferraz e Rio Pardense
- Episódio 8 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Monte Alverne
- Episódio 9 – Primeiras ações dos imigrantes na localidade de Boa Vista, em Santa Cruz
- Episódio 10 – Cultura e festividades germânicas trazidas pelos imigrantes
- Episódio 11 – Fabricação de ferramentas para o uso no campo
Veja o 12º vídeo da série:
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais