Natural de Santa Cruz do Sul, ele havia realizado o concurso público para o cargo em 2021
Cerca de seis meses após a aposentadoria de Rosaria Costa, a Biblioteca Pública Caá Yari, de Venâncio Aires, passa a ter uma nova bibliotecária. Andressa Tornquist iniciou às atividades no dia 7 de outubro.
Natural de Santa Cruz do Sul, ele havia realizado o concurso público para a área em 2021 e ficou em terceiro lugar. Após os dois primeiros colocados serem chamados e não assumirem o cargo, Andressa tomou posse.
Formada em Biblioteconomia pela Universidade Salgado de Oliveira, no Rio de Janeiro, ela tem como primeira graduação Licenciatura em Biologia e é mestre em Educação.
A bibliotecária, inclusive, já tem uma relação com Venâncio Aires, uma vez que desde outubro de 2020 atua na biblioteca do Colégio Gaspar Silveira Martins. Além disso, antes de assumir a Biblioteca Caá Yari, Andressa atuava na biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Lá [na Universidade] eu cuidava de uma parte que é a biblioteca escolar. Eu cuidava dessa parte do acervo. E os meus últimos anos foram todos dentro daquele espaço”, conta.
A profissional revela que a primeira semana de trabalho foi, na verdade, momento de adaptação e de reconhecer o novo ambiente. “É tudo muito diferente do privado para o público. Aqui é um perfil de biblioteca diferente. Na Unisc eu estava acostumada com alunos e professores. Aqui vai ser mais a comunidade, além disso tem a diferença de sistema, então tudo é um aprendizado.”
Conforme Andressa, as próximas semanas serão para conhecer o perfil dos usuários, a logística de prazos de empréstimos de livros, como fazer as fichas, a rotina dos funcionários. Para compreender melhor a dinâmica, a nova bibliotecária recebeu uma visita de Rosaria Costa. O objetivo foi sanar algumas dúvidas e entender as atividades que eram desenvolvidas no período em que ela estava à frente da Biblioteca Pública. “Isso é para que eu possa dar continuidade ao trabalho dela, entender, por exemplo, quais projetos eram dela, coisas que ela propunha, e quais eram da biblioteca enquanto setor”, destaca.
Andressa afirma que dará sequência ao trabalho desenvolvido na biblioteca, como as visitas das escolas e os momentos de contação de história. No entanto, salienta que sua principal bandeira será a informatização dos processos de empréstimo e devolução. Para ela, isso é uma ação importante e que vai auxiliar na rotina de trabalho, bem como facilitar a experiência dos usuários. “Nosso acervo aqui é muito bom. Eu vim da biblioteca da Unisc e olhando os títulos que temos aqui, posso dizer que é uma biblioteca muito, muito boa.”
A Biblioteca Pública Caá Yari fica localizada na Rua Osvaldo Aranha, esquina com a Reinaldo Schmaedecke, no Centro de Venâncio Aires. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Notícias relacionadas
Política Nacional Aldir Blanc distribuiu quase R$ 1 milhão em Santa Cruz
Das 192 inscrições recebidas para obter recursos federais, 170 foram protocoladas
Desfile da Christkindfest leva mundo encantado do Natal a Rua Marechal Floriano
Espetáculo ocorreu na noite desta quarta-feira e contou com oito carros alegóricos e 370 figurantes
Venâncio Aires formaliza repasses de recursos para projetos contemplados na Lei Aldir Blanc
Foram 20 beneficiados entre 38 inscritos no processo
Prefeitura de Santa Cruz repassa R$ 400 mil para o Carnaval Santafolia 2025
Os recursos serão divididos entre a Associação de Entidades Carnavalescas e as cinco escolas de samba participantes