Encontro reuniu 85 profissionais de assistência social, educação e saúde e teve objetivo promover o trabalho articulado entre as áreas
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio do Comitê Intersetorial IGD, promoveu nessa quinta-feira (12), no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM) a segunda edição do Seminário Intersetorial CadÚnico/Bolsa Família. O encontro reuniu cerca de 85 profissionais de assistência social, educação e saúde e teve como principal objetivo promover o trabalho articulado entre as áreas e sanar dúvidas com relação aos programas, seus critérios e condicionalidades.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único, Jaqueline Schaurich, também representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no Comitê Intersetorial IGD, o seminário não tem caráter obrigatório e surgiu por iniciativa do próprio Comitê Intergestor como uma ferramenta para melhorar a qualidade e o índice de acompanhamento do Bolsa Família. “É uma forma de promovermos a mobilização e a sensibilização dos profissionais que atuam no programa, trocar experiências e discutir formas de enfrentamento dos desafios, principalmente com relação às questões relacionadas aos direitos dos beneficiários do CadÚnico e às condicionalidades das famílias que recebem o Bolsa Família”, explicou ela.
A abertura do seminário foi feita pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, que explanou sobre o CadÚnico e a importância de se manter o cadastro atualizado. “Muitas famílias tiveram dificuldades em acessar os benefícios do governo federal porque não estavam com o cadastro atualizado, então foi uma correria na época das enchentes. É nesse sentido que reforçamos a importância das agentes de saúde, que conhecem muito bem as suas comunidades e foram essenciais para que pudéssemos ter acesso às famílias mais atingidas pela catástrofe”, frisou.
Priscila também afirmou que todos os envolvidos nos programas precisam trabalhar de forma integrada. “Saúde, educação e assistência social são as principais políticas sociais, estão interligadas e portanto precisam atuar em conjunto para dar uma resposta mais satisfatória à sociedade”, destacou. Em seguida, técnicas do Comitê Intersetorial IGD explanaram sobre as condicionalidades de cada área e o acompanhamento dos índices pelos profissionais envolvidos. Grande parte da plateia foi composta por agentes de saúde.
Jaqueline chamou a atenção para uma série de condicionantes que precisam ser observadas para que as famílias em situação de vulnerabilidade recebam o benefício do Bolsa Família. “No caso da saúde esse acompanhamento se dá com relação a peso, altura e vacinação nas crianças e também de pré-natal no caso das gestantes. Também se faz a busca ativa quando os beneficiários não acessam o sistema de saúde. Já na educação é preciso acompanhar o desempenho das crianças na escola e a frequência às aulas”, ressaltou.
O Comitê Intersetorial, responsável pela organização e realização do seminário, atua no planejamento das ações intersetoriais de gestão do Programa Bolsa Família e na adoção de estratégias para o monitoramento do cumprimento das condicionalidades nas áreas de saúde e educação e apoio ao acompanhamento familiar no âmbito da assistência social.
O órgão é composto por servidores das áreas da assistência social, educação e saúde. Juntamente com Jaqueline, fazem do comitê a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Ana Paula Nunes Marques, e a assistente social da Secretaria Municipal de Educação (SEE), Naila Quadros Ferreira.
Em Santa Cruz do Sul, conforme dados de agosto deste ano, 14.148 famílias estão cadastradas no CadÚnico e dessas, 5.791 recebem o Bolsa Família.
Notícias relacionadas
Portal Arauto vira case de sucesso em evento Google e ANJ
Apresentação de resultados ocorreu em São Paulo, na tarde desta terça-feira (26), diante de profissionais de todo país
Sine Santa Cruz divulga mais de 30 vagas de emprego disponíveis
interessados devem comparecer na Sala Comunitária da Câmara de Vereadores, na Rua Fernando Abott
Vereador propõe a substituição gradativa das tipuanas do Túnel Verde em Santa Cruz
Edson Azeredo deu mais detalhes do projeto durante entrevista ao programa Direto ao Ponto
Aturvarp indica com selo atrações turísticas do Vale do Rio Pardo
“Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência” é um convite ao visitante, para promover os empreendimentos, rotas, eventos e potencialidades