Um dos aprendizados que tive convivendo com o meu mentor Roberto Shinyashiki foi que se eu quero ser ajudado eu preciso primeiro ajudar
Um dos maiores segredos do sucesso é ser interessante para as pessoas, mas o que mais vejo são interesseiros querendo se aproximar para ganhar vantagens ou fechar negócios.
Um dos aprendizados que tive ao longo de mais de dez anos convivendo com o meu mentor e professor Roberto Shinyashiki foi que se eu quero ser ajudado eu preciso em primeiro lugar ajudar. Lembro-me que, quando me tornei seu pupilo, em uma noite lá na casa do professor Roberto, ele foi em seu escritório e me presenteou com o livro “Essense Horse”. Fiquei super sem jeito na época de dizer que não tem entendia nada de inglês, mas aceitei e mandei traduzir, já que ele não tem em português.
O livro falava basicamente de duas coisas: a primeira, para você ter sucesso precisa ser bom, competente, dominar a área que trabalha, estar em forte processo de evolução. Mas isso não era o mais importante, já que o livro dizia que o segundo ponto era: tenha bons cavalos. O que o autor queria dizer com isso?
Ele usava a metáfora que o cavalo era um meio de transporte que levava o ser humano de um lado para outro, ou seja, no seu objetivo. Quando usamos essa metáfora no mundo dos negócios, cavalos são as pessoas que vão te ajudar a chegar lá. Gostei muito do que li pois aprendi com meu pai a sempre ter boas amizades.
Daniel Goleman, o“Papa” da inteligência emocional, diz que para ter sucesso é preciso ter destreza social, ou seja, ser bom em se dar bem com os cavalos certos. Sempre em meus treinamentos deixo claro que não se deve usar o termo cavalo de maneira pejorativa, e sim, metafórica. Quem sabe ir atrás se bons cavalos sabe que para tê-los é preciso ter uma forte paixão em realmente querer ajudar sem pedir nada em troca e em segundo lugar entender que às vezes você vai ajudar, ajudar a ajudar e mesmo assim não terá essa reciprocidade devido às circunstâncias.
Veja bem, nem sempre quem ajudamos terá o poder de ajudar em determinados momentos. Agora, se você percebe que a pessoa que você ajuda sempre não está disposta em ser um bom cavalo para você assim como você é para ela, talvez seja a hora de mudar as “encilhas”, ou seja, mudar a estratégia. No trabalho, se você for um bom cavalo para o seu líder, certamente ele irá lhe ajudar na carreira. Se você for um bom cavalo para o seu cliente ele te indicará amigos. Procure ser interessante para as pessoas certas, pois assim você cria uma rede de contatos poderosa capaz de lhe ajudar a superar as adversidades que o mundo apresenta.
Reflita: quem são seus cavalos?
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