Geral

Comunidade pede desassoreamento do Castelhano e pontes secas na RSC-453 em reunião

Publicado em: 13 de junho de 2024 às 12:06
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Comunidade e empresários da parte baixa de Venâncio Aires realizaram reunião para propor ações | Foto: Fernando Fengler/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Comunidade e empresários da parte baixa de Venâncio Aires realizaram reunião para propor ações

    A comunidade e empresários da região baixa de Venâncio Aires se reuniram, nessa quarta-feira (12), para debater a enchente do mês de maio e propor ações de enfrentamento. O encontro, que ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), contou com a participação do prefeito Jarbas da Rosa, secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, e outros representantes da Administração Municipal.

    Durante a reunião, o grupo apresentou alternativas para resolver problemas ocasionados pelas enchentes e também para evitar que novos surjam a partir das cheias. Entre as principais propostas debatidas pelos empresários e pela comunidade estão a limpeza e o desassoreamento do Arroio Castelhano, retorno ao leito original do manancial e a abertura de galerias e pontes secas na RSC-453.

    Leia também

    Com relação às propostas, tanto o prefeito quanto a secretária do Meio Ambiente afirmaram que a participação da comunidade é importante. Além disso, reforçaram que um estudo hidrológico deve ser realizado. A contratação, inclusive, já foi realizada. “É um passo importante que estamos dando. A partir deste estudo poderemos entender e ter uma real noção do que poderá ser feito”, salienta Carin.

    Conforme o prefeito, Jarbas da Rosa, a Administração Municipal segue buscando alternativas para mitigar os efeitos das cheias na parte baixa do município, que é afetada diversas vezes ao ano. Novas reuniões devem voltar a ser realizadas.