Comunidade e empresários da parte baixa de Venâncio Aires realizaram reunião para propor ações
A comunidade e empresários da região baixa de Venâncio Aires se reuniram, nessa quarta-feira (12), para debater a enchente do mês de maio e propor ações de enfrentamento. O encontro, que ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), contou com a participação do prefeito Jarbas da Rosa, secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, e outros representantes da Administração Municipal.
Durante a reunião, o grupo apresentou alternativas para resolver problemas ocasionados pelas enchentes e também para evitar que novos surjam a partir das cheias. Entre as principais propostas debatidas pelos empresários e pela comunidade estão a limpeza e o desassoreamento do Arroio Castelhano, retorno ao leito original do manancial e a abertura de galerias e pontes secas na RSC-453.
Leia também
Com relação às propostas, tanto o prefeito quanto a secretária do Meio Ambiente afirmaram que a participação da comunidade é importante. Além disso, reforçaram que um estudo hidrológico deve ser realizado. A contratação, inclusive, já foi realizada. “É um passo importante que estamos dando. A partir deste estudo poderemos entender e ter uma real noção do que poderá ser feito”, salienta Carin.
Conforme o prefeito, Jarbas da Rosa, a Administração Municipal segue buscando alternativas para mitigar os efeitos das cheias na parte baixa do município, que é afetada diversas vezes ao ano. Novas reuniões devem voltar a ser realizadas.
Notícias relacionadas

Escola municipal com maior número de alunos inaugura ampliações
Emef Elemar Kroth apresenta reformas que incluíram a ampliação de sala de aula, refeitório e cozinha, além da substituição do cercamento

Semana Santa
Os apóstolos de Jesus eram simples pescadores, transformados em pregadores, que inacreditavelmente difundiram sua doutrina ao mundo

Por Moacir Leopoldo Haeser

ARAUTO REPÓRTER UNISC 15 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️Comercialização de fumo no Rio Grande do Sul segue mais lenta nesta safra ➡️Servidores municipais poderão propor soluções para economizar recursos em Santa Cruz ➡️Governo federal reconhece situação de emergência de Santa Cruz…

Comdap elege nova diretoria; conheça os nomes
Escolha foi realizada no início de abril deste ano