Geral

Sala do Empreendedor de Venâncio Aires promove capacitação para empresários 

Publicado em: 13 de maio de 2025 às 14:22
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Curso vai orientar profissionais sobre oportunidades no Programa Dinheiro Direto na Escola

    A Sala do Empreendedor de Venâncio Aires, em parceria com o Sebrae, promove capacitação aos empresários do município e região para atuarem junto ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). No dia 21 de maio, às 19h, acontece o curso “Preparando os Empresários para o PDDE”, no Espaço Venâncio Empreendedor. A iniciativa busca capacitar empreendedores locais para que possam fornecer produtos e serviços para escolas públicas, aproveitando os recursos descentralizados do programa federal.

    A ação é voltada especialmente a micro e pequenos empresários que desejam entender o funcionamento do PDDE, suas regras e possibilidades de participação no processo de compras das escolas. Conforme a coordenadora da Sala do Empreendedor, Liliane Wagner, a proposta é orientar os participantes sobre como atender às exigências legais e administrativas de forma prática, além de mostrar as oportunidades de negócio que esse nicho representa.

    “É uma iniciativa para fortalecer a participação de todos no processo a fim de movimentar a economia local, permitindo que papelarias, mercearias, empresas de manutenção e prestadores de serviço, por exemplo, possam fornecer diretamente para as escolas. É um ciclo positivo, o recurso chega à escola e retorna em benefício para a própria comunidade”, reforça a coordenadora.

    O PDDE, criado pelo Governo Federal, tem como objetivo destinar recursos diretamente às escolas para melhorias na infraestrutura, aquisição de materiais e apoio à gestão escolar. Com autonomia na aplicação do dinheiro, as escolas podem contratar serviços e comprar insumos de fornecedores locais, o que abre espaço para que empresas da região atuem diretamente com as instituições de ensino.

    Além de apresentar o funcionamento do programa, o curso também vai esclarecer dúvidas frequentes, como documentação exigida, prazos e boas práticas de relacionamento com as escolas. A atividade é gratuita e conta com apenas 40 vagas disponíveis. Os interessados devem se inscrever previamente para garantir participação, através deste link.