SANTA CRUZ

Parque Regional do Imigrante poderá ser gerido por fundação

Publicado em: 13 de maio de 2025 às 12:19
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Immigrantenpark será implantado na Granja Municipal

    Uma fundação de caráter privado, sem fins lucrativos, pode em breve passar a ser a gestora do futuro Parque Regional do Imigrante – Immigrantenpark, que será implantado na Granja Municipal, em terreno cedido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 12, o presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Paulo Afonso Trinks, membros da diretoria da entidade e integrantes da Comissão Pró-Parque, formada pela Associação e também pela Afubra, Assemp, Sinditabaco, Aturvarp, Sicredi e Rotay, estiveram com o prefeito Sérgio Moraes, o vice Alex Knak e secretários para pedir o aval do poder público municipal e levar a ideia adiante.

    Atualmente a área está cedida para a Amorlisc e a proposta de criar de uma fundação, com participação de várias entidades, abriria caminhos para a obtenção de recursos financeiros via leis de incentivo e também possibilitaria uma participação mais abrangente da sociedade santa-cruzense na viabilização do projeto. “A Amorlisc não vai ter perna para tocar todo esse projeto sozinha. Inicialmente criamos a Comissão Pró-Parque, ampliando a participação da comunidade, mas com uma fundação teremos mais fôlego e mais transparência”, afirmou o ex-presidente da Associação, Ricardo Bringmann.

    Presentes na reunião, o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, e o segundo-tesoureiro da Afubra, Benício Werner, defenderam a proposta de retirar da Amorlisc a cessão do parque e passar para a futura fundação.“A Amorlisc teve seu pioneirismo ao lançar o Parque do Imigrante e agora dá-se um passo importante ao propor a criação de uma fundação, onde várias entidades, inclusive a prefeitura, poderão ter assento”, enfatizou Petry.

    Após ouvir a comitiva, o prefeito deu sinal verde para a criação do órgão e autorizou a Procuradoria Geral do Município a dar seguimento aos trâmites. Ele disse que a ideia é muito bem-vinda e que deve ajudar a impulsionar a preservação da cultura germânica no município, fomentando o turismo e a economia. “Temos um potencial que não está sendo bem explorado, deveríamos estar mais adiantados nesse aspecto de evidenciar as tradições germânicas. Até o final do meu governo espero termos avançado mais”, disse.