Immigrantenpark será implantado na Granja Municipal
Uma fundação de caráter privado, sem fins lucrativos, pode em breve passar a ser a gestora do futuro Parque Regional do Imigrante – Immigrantenpark, que será implantado na Granja Municipal, em terreno cedido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 12, o presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Paulo Afonso Trinks, membros da diretoria da entidade e integrantes da Comissão Pró-Parque, formada pela Associação e também pela Afubra, Assemp, Sinditabaco, Aturvarp, Sicredi e Rotay, estiveram com o prefeito Sérgio Moraes, o vice Alex Knak e secretários para pedir o aval do poder público municipal e levar a ideia adiante.
Atualmente a área está cedida para a Amorlisc e a proposta de criar de uma fundação, com participação de várias entidades, abriria caminhos para a obtenção de recursos financeiros via leis de incentivo e também possibilitaria uma participação mais abrangente da sociedade santa-cruzense na viabilização do projeto. “A Amorlisc não vai ter perna para tocar todo esse projeto sozinha. Inicialmente criamos a Comissão Pró-Parque, ampliando a participação da comunidade, mas com uma fundação teremos mais fôlego e mais transparência”, afirmou o ex-presidente da Associação, Ricardo Bringmann.
Presentes na reunião, o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, e o segundo-tesoureiro da Afubra, Benício Werner, defenderam a proposta de retirar da Amorlisc a cessão do parque e passar para a futura fundação.“A Amorlisc teve seu pioneirismo ao lançar o Parque do Imigrante e agora dá-se um passo importante ao propor a criação de uma fundação, onde várias entidades, inclusive a prefeitura, poderão ter assento”, enfatizou Petry.
Após ouvir a comitiva, o prefeito deu sinal verde para a criação do órgão e autorizou a Procuradoria Geral do Município a dar seguimento aos trâmites. Ele disse que a ideia é muito bem-vinda e que deve ajudar a impulsionar a preservação da cultura germânica no município, fomentando o turismo e a economia. “Temos um potencial que não está sendo bem explorado, deveríamos estar mais adiantados nesse aspecto de evidenciar as tradições germânicas. Até o final do meu governo espero termos avançado mais”, disse.
Notícias relacionadas

Mudança no trânsito exige atenção de motoristas na RSC-287 em Santa Cruz; veja
Alteração feita pela Rota de Santa Maria busca melhorar o fluxo e dar continuidade às obras de duplicação da rodovia

Sala do Empreendedor de Venâncio Aires promove capacitação para empresários
Curso vai orientar profissionais sobre oportunidades no Programa Dinheiro Direto na Escola

ARAUTO REPÓRTER UNISC 13 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Feirão de Empregos movimenta Parque da Oktoberfest HOJE. ➡️ Estudo técnico deve definir novas rotas para melhorar trânsito durante obras no Calçadão da Floriano. ➡️ Secretário confirma inclusão de estacionamento subterrâneo no…

Saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais do INSS
Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS