Determinação atende a um pedido do Ministério Público; edital oferta 120 vagas com salário inicial de R$ 21,5 mil
Foi temporariamente suspenso o concurso da Brigada Militar para o quadro de oficiais. O certame oferta 120 vagas de nível superior, com salário inicial de R$ 21.513,44. A decisão é da juíza Marina Fernandes de Carvalho, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), e foi assinada nesta segunda-feira (12).
A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com pedido de tutela de urgência para suspensão do certame para o quadro de oficiais.
No documento, o MPRS alega que o “edital impugnado violaria frontalmente disposições da Lei Federal nº 14.751/2023 – Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares –, especialmente ao prever o ingresso direto no posto de capitão, contrariando a exigência legal de ingresso inicial como cadete, seguida de progressão hierárquica na forma estabelecida pelo novo diploma federal”.
Dentre as justificativas para a decisão, o TJRS destacou que “a nova lei federal, de aplicação nacional, revogou tacitamente normas estaduais incompatíveis, ao estabelecer de forma clara e vinculante que o ingresso no QOEM deve se dar pela condição de cadete, com progressão na carreira mediante critérios de antiguidade e merecimento”.
A magistrada ressalta, ainda, que a decisão liminar não possui caráter definitivo sobre a validade da legislação estadual, mas sim medida de prudência, tendo em vista o perigo de dano em se realizar o concurso sem que haja aprofundamento do mérito da demanda.
Notícias relacionadas

Criminosos armados cometem assalto em Linha Santa Cruz
Dupla rendeu vítima e roubou moto. Caso foi registrado e será investigado

BM apreende carregamento de cigarros contrabandeados
Dois homens, de 41 e 23 anos, foram detidos durante a operação

Polícia Civil de Venâncio Aires cumpre mandado e prende homem por posse de arma de uso restrito
Ação ocorreu após informações de que o suspeito estaria armazenando armas de fogo em uma localidade de Linha Grão Pará Baixo

Polícia Civil apreende arma na casa de homem que ameaçou ex em Vera Cruz
Crime foi visualizado em câmeras pela filha de vítima, que rapidamente deslocou até o endereço para auxiliar a mãe