Filha de produtores de tabaco e natural de Vera Cruz, a gerente de Assuntos Corporativos da Alliance One se destaca pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor
Com 25 anos de atuação no setor do tabaco, Deise Ziebell consolidou sua trajetória na Alliance One Brasil como uma das lideranças da área de Assuntos Corporativos. Filha de produtores de tabaco e natural de Vera Cruz, a profissional começou sua carreira em um momento de transformação do setor e participou ativamente da consolidação da empresa após a fusão que deu origem à Alliance One em 2005.
Formada inicialmente em Educação Física, foi já inserida no ambiente corporativo que despertou o interesse pela comunicação e pela responsabilidade social. “Eu tinha muita vontade de fazer algo a mais. Minha paixão é responsabilidade social, então eu realizo minha paixão através da comunicação. Eu não sabia nada, só esse meu jeito espontâneo de ser. Aí fui buscar profissionais para me ajudarem a trabalhar e eles me falaram: tu tem cara de relações públicas. Então, eu fui tardiamente buscar a minha formação”, lembra. Deise se formou em Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A fusão que criou a Alliance One no Brasil — a partir da união de dois grupos do setor em 2005 — marcou um ponto de virada na carreira da profissional. Na época, ela já estava há cinco anos na empresa. Com a mudança, precisou deixar o conforto do escritório em Vera Cruz para assumir novas funções na sede, em Venâncio Aires, onde a operação foi centralizada.
Ao longo da trajetória, Deise participou de eventos como a Fenachim e representou a empresa em missões internacionais em países como Estados Unidos, Argentina e África do Sul. Segundo a gerente, essas experiências são parte importante da formação profissional, que deseja conquistar ainda mais. “Eu tenho uma viagem, um sonho ainda, e vou colocar em propósito. Eu ainda quero ir para a Índia”, afirma.
Quando questionada sobre o que recomenda a quem busca crescimento profissional, Deise aponta que não se chega a grandes resultados sem esforço, por isso é preciso passar por etapas difíceis. “Não se alcança facilmente os grandes sonhos. Para chegar num momento pelo qual tu sonha, tu precisa ser forjado primeiro. Então, entender que o momento de ser forjado é doloroso, mas faz parte. É preciso passar pelo momento da forja para alcançar algo maior”, expressa.