SAÚDE

Projeto visa diagnosticar lesões oculares causadas pelo diabetes em Santa Cruz

Publicado em: 13 de abril de 2025 às 10:30
  • Por
    Kássia Machado
  • FOTO: FREEPIK/REPRODUÇÃO
    compartilhe essa matéria

    O estudo inicia no final de abril deste ano e contemplará duas unidades de saúde da cidade

    Uma parceria com diversas universidades, incluindo a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Administração Municipal e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), está realizando um projeto que visa tratar e descobrir danos na visão em consequência do diabetes. O estudo inicia no final de abril deste ano e contemplará duas unidades de saúde da cidade.

    Com o envelhecimento da população, há um aumento na incidência de doenças crônicas, entre elas o diabetes. Estudos epidemiológicos mostram que 10% da população é diabética, o que representa cerca de 130 mil pessoas na região. Em Santa Cruz do Sul, os números chegam a 13 mil. Destes, aproximadamente 25% podem desenvolver lesões nos olhos.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica Clauceane Venzke Zell, explicou que os dados são registrados em diabéticos não controlados. “Se a pessoa realmente mantém seus exames controlados, consegue tomar medicação corretamente, praticar atividade física e seguir uma dieta, o risco dela ter essas complicações diminui muito, praticamente zero”, destacou. Apesar disso, segundo ela, ainda existe um número significativo de pacientes com lesões oculares. Nestes casos, o recomendado é realizar o exame de fundo de olho anualmente. “Se a gente não descobre essa doença cedo, essa pessoa pode evoluir até para a cegueira. E é uma cegueira irreversível, quer dizer, uma cegueira que não volta”, esclareceu.

    O exame de fundo de olho permite avaliar a retina e identificar sinais iniciais da retinopatia diabética. No programa, esse exame será feito de forma prática e acessível, por meio de uma fotografia do fundo do olho, com dilatação da pupila. O projeto tem início previsto para o dia 23 de abril, com exames sendo realizados, inicialmente, em duas unidades de saúde da cidade: a UBS Clementina Martini e UBS Avenida. Qualquer paciente diabético poderá participar desde que comprove a condição.

    Leia também