Comunidades de Caxias do Sul, Vacaria e Passo Fundo também devem ser afetadas
A discussão da criação da Diocese de Nova Prata, iniciada em 2016, teve novo passo em reunião nesta segunda-feira (12). Caso o Rio Grande do Sul passe a contar com esse novo bispado, algumas dioceses, como a de Santa Cruz do Sul, podem ser afetadas. De acordo com o padre Zeno Rech, que esteve no encontro de ontem com o Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, duas paróquias da Diocese de Santa Cruz podem ser repassadas.
Com uma grande Diocese em Caxias do Sul, a ideia original é de que diversas das 74 paróquias da Serra formem um novo bispado em Nova Prata. Para completar, seriam ainda incluídas comunidades de Passo Fundo, Vacaria e Santa Cruz do Sul. Segundo o padre Zeno, ainda não foram definidas quais paróquias deixariam de fazer parte da Diocese de Santa Cruz para serem incluídas em Nova Prata.
O projeto será novamente discutido em um encontro no dia 3 de setembro deste ano. Até lá, uma pesquisa será feita entre os bispos gaúchos, entre os padres e, posteriormente, entre os leigos. “Não basta um decreto. Precisamos ouvir as pessoas”, comenta. O padre salienta ainda que uma nova diocese no Rio Grande do Sul significa uma maior presença da igreja, o que é relevante no aspecto da vida pastoral.
Segundo o padre Zeno, a criação da Diocese de Nova Prata já conta com o apoio do Núncio Apostólico do Brasil, com a representação do Papa Francisco. Porém, o projeto ainda não chegou a Roma. O padre explica que a criação de uma nova diocese é um processo lento e oneroso. “Tem todo o aspecto jurídico. A criação de um novo CNPJ e ainda a aceitação das comunidades”, explica.
Atualmente, existem 18 dioceses no Rio Grande do Sul.
Notícias relacionadas
Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz celebra 37 anos
Evento comemorativo foi realizado nessa segunda-feira e reuniu associados e parceiros
Há seis anos, O Agenciador é o endereço para negociar o seu carro
Empresários Fabiano Fidencio e Rafaele Butzke destacam trajetória da empresa que se consolidou no mercado santa-cruzense
Grupo Cindapa está com vagas de emprego abertas; saiba como se candidatar
Oportunidades abrangem diferentes áreas, como vigilância, portaria, pronto atendimento, monitoramento e comercial
Estado vai investir R$ 56 milhões em programa de qualificação profissional
Nos cinco anos de duração, estão previstos mais de 400 atendimentos e cerca de 12 mil alunos beneficiados