Número de licenças para obras emitidas pela prefeitura tem queda nos último três anos. Na contramão, surgem novos empreendimentos
O número de construções apresentou redução nos últimos três anos em Vera Cruz. Dados do setor de engenharia da Prefeitura mostram que em 2016 foram emitidas 185 licenças de construção, contra 213 em 2015, e 307 em 2014. A queda está relacionada à crise travada no setor imobiliário. O ápice das construções em Vera Cruz foi em 2010. Naquele ano, a Prefeitura emitiu 414 licenças, fazendo os loteamentos receber novas casas e o município avançar no setor.
O número de construções diminuiu nos últimos anos, mas o de loteamentos apresenta uma constante elevação. No momento são 22 em execução ou executados e quatro aguardando aprovação. O que chama atenção é que, mesmo tendo terrenos em todo o perímetro urbano, a maioria dos loteamentos está no lado norte de Vera Cruz e na saída a Santa Cruz, no bairro Bom Jesus. Próximo ao trevo da Kopp são pelo menos quatro. No Bom Jesus são três. No entanto, é no lado sul de Vera Cruz que está localizado o maior loteamento, com 439 lotes. É o Terra Vista I e II, no bairro Araçá. Somando todos os loteamentos em execução no município chega-se ao número de 2.273 lotes.
EM EXECUÇÃO
São 12 loteamentos que estão em fase de execução e outros três estão aprovados, mas não executados. Para que eles estejam 100% é necessário que tenham rede de água, energia elétrica, rede pluvial, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e que as ruas estejam pavimentadas. Desde 2006 consta no Código de Obras que cada loteamento de Vera Cruz tenha a sua própria ETE. Já a pavimentação é cobrada desde 2011, conforme lei federal nº 6.766, de parcelamento de solo urbano.
Aguardam a aprovação quatro loteamentos. Três deles estão localizados na rua Intendente Koelzer, no Rincão da Serra, e outro se localiza no bairro Esmeralda. Somando esses novos empreendimentos chega-se ao número de 338 lotes. Calculando os loteamentos executados há pouco tempo, os em execução e aqueles que aguardam aprovação, o número de lotes chega a 2.611.
Notícias relacionadas
Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Ministro diz que proibição é forma de proteger verba de sobrevivência
Torcida Organizada – Arauto News – 29/11/2024
Projeção da rodada da dupla no fim de semana, Ceisc União Corinthians e a final da Libertadores // Participantes: Eduardo Wachholtz, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Rafael Cunha, Nícolas da Silva, Sandro Viana e Luciano Almeida
“Temos condições de encontrar soluções adequadas, mantendo o túnel verde”, afirma José Alberto Wenzel
Geólogo e ambientalista se posiciona contra a retirada gradativa das tipuanas da Rua Marechal Floriano
Rádio Revista – Ezequiel Alves, Músico
Ezequiel Alves, o Zequi do Soul de Lajeado lança a música Eu Tô Atoa.