Os pacientes que tem pressão ou glicose elevadas não precisam mais agendar consulta
A Secretaria de Saúde de Vera Cruz implanta mais uma melhoria para os munícipes. Todas as terças-feiras hipertensos e/ou diabéticos vão participar de encontros para orientações, consulta médica e renovação de receita como também retirada de medicamentos. O primeiro grupo se reuniu na semana passada, quando o vice-prefeito Alcindo Iser acompanhou os trabalhos, devido a viagem do prefeito Guido Hoff a Brasília.
A intenção da proposta é desafogar o atendimento no Posto de Saúde Central. Os pacientes que tem pressão ou glicose elevadas não precisam mais agendar consulta. Uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnica de enfermagem, enfermeira, assistente social, farmacêutico e nutricionista é responsável por repassar os cuidados necessários aos cerca de 20 pacientes de cada reunião. Após cada encontro, os hipertensos e/ou diabéticos, passam por triagem e atendimento médico para indicação e retirada de remédios na farmácia municipal.
“Estamos oportunizando um cuidado especial aos diabéticos e hipertensos, com orientações importantes sobre os cuidados em relação as essas doenças e acompanhamento clínico com equipe multiprofissional”, salienta a titular da pasta, Eliana Giehl. Conforme ela, Vera Cruz tem aproximadamente quatro mil hipertensos e/ou diabéticos e 60% deles são atendidos no Posto Central.
Até agosto, todos os pacientes devem ter passado pelos encontros. A partir disso, os grupos iniciam o retorno a unidade de saúde do Centro. A Estratégia de Saúde da Família de Vila Progresso também já atende os pacientes com pressão ou glicose altas. A Secretaria Municipal de Saúde agora quer implantar o atendimento em grupos para hipertensos e diabéticos da ESF do bairro Arco-Íris.
Notícias relacionadas
Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Ministro diz que proibição é forma de proteger verba de sobrevivência
Torcida Organizada – Arauto News – 29/11/2024
Projeção da rodada da dupla no fim de semana, Ceisc União Corinthians e a final da Libertadores // Participantes: Eduardo Wachholtz, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Rafael Cunha, Nícolas da Silva, Sandro Viana e Luciano Almeida
“Temos condições de encontrar soluções adequadas, mantendo o túnel verde”, afirma José Alberto Wenzel
Geólogo e ambientalista se posiciona contra a retirada gradativa das tipuanas da Rua Marechal Floriano
Rádio Revista – Ezequiel Alves, Músico
Ezequiel Alves, o Zequi do Soul de Lajeado lança a música Eu Tô Atoa.