Presidente do Cisvale participou de vários eventos com tema que vai ao encontro do trabalho desenvolvido pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo
O governo federal anunciou, durante o encontro de novos prefeitos e prefeitas, na Capital Federal, a criação do programa AdaptaCidades, no qual o objetivo é ampliar a capacidade de resiliência e treinamento da população em situações de clima severo ou eventos climáticos extremos. Representando a região, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), Gilson Becker, participou do lançamento, ocorrido na última quarta-feira (12), com a apresentação da portaria para ingresso dos municípios. A meta é incluir a região como um todo no programa, estendendo assim a qualificação aos 17 municípios consorciados. Ainda na programação do evento, foram apresentados novos programas para a destinação de resíduos sólidos, uma das políticas públicas que deverá ser ampliada pelo Cisvale durante o ano de 2025.
Entre as inovações que o AdaptaCidades apresenta está a possibilidade de ampliação na integração entre os governos federal, estaduais e municipais, no que se refere às políticas públicas de adaptação e resiliência climática. “Na prática é o que já está acontecendo em nossa região, por meio do Comitê Pró-Clima e esta integração dos municípios do Cisvale. Agora, o que nos é apresentado são novas possibilidades nas áreas de capacitação, planejamento e monitoramento, condições que contribuem com as atividades já desenvolvidas no Vale do Rio Pardo”, avalia Becker.
Conforme o presidente do Cisvale, o AdaptaCidades vem em boa hora para ajudar na estruturação dos municípios. “Nossa região está um pouco mais avançada nisso, porque atuamos na elaboração de bons projetos e já estamos na fase de captação de recursos para a implementação deles. Mas nesta etapa de reconstrução e ações de adaptação e resiliência, estamos sempre na busca de novos programas e iniciativas que tornem ainda mais robusta nossa atuação enquanto região”, pondera o presidente, ao destacar que o Cisvale e os 17 municípios consorciados irão efetuar junto ao governo do estado a mobilização para o credenciamento ao AdaptaCidades.
Ainda no rol de discussões ambientais, o presidente do Cisvale participou da apresentação de novas ações para o controle e destinação correta de resíduos sólidos, atividade já desenvolvida pelo consórcio do Vale do Rio Pardo, ainda em 2019, com levantamento e estudo deste potencial na região. A pauta retorna como uma das prioridades para o Cisvale a partir deste ano. “Foram apresentadas novas possibilidades, por meio de editais, para captação de recursos e elaboração de projetos. Este é um tema que muito interessa o Cisvale, pois temos como objetivo retomar esta ação”, destaca.
Becker destaca que o estudo regional para tratamento e destinação de resíduos sólidos do Cisvale havia sido contemplado em um edital da Caixa Econômica Federal, porém o contrato não chegou a ser assinado. “Ainda iremos participar de uma reunião com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para que se encontrem alternativas para avançarmos nesta questão que representa um custo alto aos municípios. Precisamos construir alternativas que sejam ambientalmente corretas e financeiramente viáveis aos nossos municípios”, ressalta o presidente do Cisvale.
Notícias relacionadas
![O que se sabe sobre estrutura férrea que será usada para nova ponte entre Candelária e Vale do Sol](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/ponte-ferrea.jpg)
O que se sabe sobre estrutura férrea que será usada para nova ponte entre Candelária e Vale do Sol
Segundo secretário de Administração de Candelária, Jorge Mallmann, projeto apadrinhado pelo senador Luis Carlos Heinze já está na etapa de licenciamento ambiental
![A grandeza da jornada](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
A grandeza da jornada
A vida é uma travessia repleta de curvas sinuosas, montanhas íngremes e vales profundos. Há dias em que o sol parece se esconder atrás das nuvens, e a caminhada se torna pesada. Mas lembre-se: até as tempestades mais ferozes têm…
![Anvisa aprova novo tratamento para condição sanguínea rara](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/img_2738-topaz-enhance-sharpen.webp)
Anvisa aprova novo tratamento para condição sanguínea rara
Medicação é indicada para adultos e crianças com 13 anos ou mais
![Prefeitura de Venâncio intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.55.22-900x1200.jpeg)
Prefeitura de Venâncio intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos
Nesta semana, o trabalho está sendo realizada na região central