Medicação é indicada para adultos e crianças com 13 anos ou mais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), condição sanguínea rara. A medicação é indicada para pacientes adultos e pediátricos, com 13 anos ou mais, e com peso corporal de pelo menos 40 quilos (kg).
De acordo com a Roche Farma Brasil, fabricante do crovalimabe, trata-se do primeiro tratamento subcutâneo com aplicação rápida de baixo volume e simples administração (a cada quatro semanas) disponível no Brasil.
A HPN afeta cerca de 3,5 mil pessoas no Brasil e 20 mil em todo o mundo. Em pacientes diagnosticados com a doença, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo sistema complemento, uma parte do sistema imunológico que atua como primeira linha de defesa contra infecções. O quadro pode causar sintomas que variam desde anemia e fadiga até insuficiência renal e coágulos sanguíneos associados à trombose, principal causa de complicações e óbitos relacionados à HPN.
Quando não tratada, a mortalidade em pacientes com HPN severa é de aproximadamente 35% em cinco anos. “Inibidores de C5, como o crovalimabe, bloqueiam a parte final da cascata do sistema complemento e têm se mostrado uma intervenção eficaz e segura, sendo utilizado por mais de 15 anos como padrão de tratamento”, destacou a Roche.
De acordo com a farmacêutica, o medicamento também está sendo avaliado para o tratamento da síndrome hemolítico-urêmica atípica e da anemia falciforme, dentre outras. O crovalimabe já foi aprovado em países como Japão, Estados Unidos e Reino Unido, além dos Emirados Árabes Unidos e do Catar, para o tratamento de pacientes com HPN.
Notícias relacionadas
![O que se sabe sobre estrutura férrea que será usada para nova ponte entre Candelária e Vale do Sol](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/ponte-ferrea.jpg)
O que se sabe sobre estrutura férrea que será usada para nova ponte entre Candelária e Vale do Sol
Segundo secretário de Administração de Candelária, Jorge Mallmann, projeto apadrinhado pelo senador Luis Carlos Heinze já está na etapa de licenciamento ambiental
![Governo federal cria programa para ampliar resiliência climática nos municípios](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/GILSON_BRASILIA-2-1200x1200.jpg)
Governo federal cria programa para ampliar resiliência climática nos municípios
Presidente do Cisvale participou de vários eventos com tema que vai ao encontro do trabalho desenvolvido pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo
![A grandeza da jornada](https://portalarauto.com.br/wp-content/themes/portalarauto/images/placeholder-arauto.png)
A grandeza da jornada
A vida é uma travessia repleta de curvas sinuosas, montanhas íngremes e vales profundos. Há dias em que o sol parece se esconder atrás das nuvens, e a caminhada se torna pesada. Mas lembre-se: até as tempestades mais ferozes têm…
![Prefeitura de Venâncio intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.55.22-900x1200.jpeg)
Prefeitura de Venâncio intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos
Nesta semana, o trabalho está sendo realizada na região central