Esportes

Vinicius Jr, Neymar e Debinha estão entre indicados ao prêmio Fifa The Best

Publicado em: 13 de janeiro de 2023 às 07:03 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:35
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Lucas Figueiredo/CBF
    compartilhe essa matéria

    Eleitos serão anunciados no dia 27 de fevereiro, em uma cerimônia em Paris

    O Brasil tem sete representantes no The Best, prêmio da Federação Internacional de Futebol (Fifa) aos destaques do ano. As indicações foram divulgadas nessa quinta-feira (12).

    Os eleitos serão anunciados em cerimônia no dia 27 de fevereiro, em Paris, na França.

    Na disputa pelo The Best masculino, Neymar e Vinicius Jr. terão a concorrência dos argentinos Lionel Messi e Julian Alvarez, do inglês Jude Bellingham, dos franceses Karim Benzema e Kylian Mbappé, do belga Kevin de Bruyne, do norueguês Erling Haaland, do marroquino Achraf Hakimi, do polonês Robert Lewandowski, do senegalês Sadio Mane, do croata Luka Modric e do egípcio Mohamed Salah.

    Eleito seis vezes o melhor do mundo e principal nome da Argentina na conquista da Copa do Catar, Messi aparece como favorito, tendo Benzema (destaque do espanhol Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões e ganhador da Bola de Ouro de 2022) e Mbappé (artilheiro do Mundial, com oito gols) como principais adversários. O argentino levou o prêmio pela última vez em 2019.

    No feminino, Debinha foi indicada ao The Best pela primeira vez. A camisa 9 da seleção brasileira terá como adversárias as inglesas Keira Walsh, Beth Mead e Leah Williamson; as espanholas Aitana Bonmatí e Alexia Putellas, as alemãs Lena Oberdorf e Alexandra Popp, a canadense Jessie Fleming, a norueguesa Ada Hegerberg, a australiana Sam Kerr, a holandesa Vivianne Miedema, a estadunidense Alex Morgan e a francesa Wendie Renard.

    Na briga pelo posto de melhores goleiros, Alisson e Ederson terão como rivais o marroquino Yassine Bounou, o belga Thibaut Courtois e o argentino Emiliano Martínez. Este último foi eleito o Luva de Ouro da Copa do Catar, enquanto Courtois foi o grande nome do Real Madrid na final da Liga dos Campeões, contra o inglês Liverpool.

    Melhor técnica de futebol feminino do mundo em 2012 – quando estava à frente dos Estados Unidos – e terceira colocada em 2016, Pia Sundhage tem cinco concorrentes na disputa pelo bi. Três também são treinadoras de seleções: Bev Priestman (Canadá), Martina Voss-Tecklenburg (Alemanha) e Sarina Wiegman (Inglaterra). As outras duas são Sonia Bompastor, que comanda o Lyon, e Emma Hayes, que dirige o Chelsea e é a atual vencedora. 

    Puskás

    O golaço de Richarlison contra a Sérvia tem dez concorrentes pelo Prêmio Puskás. O italiano Mario Balotelli, os franceses Mbappé, Théo Hernández, Dimitry Payet e Amandine Henry, o argentino Francisco Metilli, o sudanês Alou Kuol, o polonês Marcin Oleksy, a espanhola Salma Paralluelo e a inglesa Alessia Russo.

    O brasileiro tem a favor o fato de o gol ter sido eleito o mais bonito da Copa, em votação popular.