Decreto de situação de emergência foi emitido em função da estiagem e dos prejuízos já registrados
Em função da estiagem e dos prejuízos já registrados em Venâncio Aires, a prefeitura do município decretou situação de emergência. O decreto é válido por 30 dias, mas poderá ser prorrogado.
A estiagem vem sendo monitorada desde novembro de 2022 e já provocou a falta de água, tanto para consumo humano como para uso nas plantações e trato dos animais, na área urbana e rural.
Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, a situação tem se agravado na Capital do Chimarrão. Os baixos níveis de água a partir do ponto de captação de água da Corsan e a falta de chuvas, fez com que a Administração Municipal determinasse, ainda, o racionamento do consumo de água.
O decreto estabelece a utilização de água superficial e subterrânea de cursos hídricos naturais apenas para o abastecimento público, consumo humano e de animais.
Durante o período de vigência do decreto, está proibida a lavagem de veículos automotores. No entanto, a medida não vale para postos de serviços onde esta é a única atividade econômica. Também está permitida a higienização de veículos dos serviços de saúde, de transporte de passageiros e para cumprimento de protocolos sanitários.
Também não está permitida a irrigação de gramados e jardins. Não é permitido a reposição parcial ou total ou, ainda, a troca de água de piscinas de entidades, associações ou residências. Nem lavagem de calçadas e telhados de prédios comerciais, industriais ou residenciais.
Em caso de descumprimento das medidas, a prefeitura de Venâncio Aires poderá aplicar multa de cem Unidades Padrão Municipal (UPMs), em caso de desvio para uso doméstico. No caso de desvio de água para uso comercial, agrícola ou industrial a multa será de mil UPMs.
Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro.
Notícias relacionadas
Reunião na SEMA alinha últimos ajustes para implementação do Jardim Botânico
Um dos principais eixos do Jardim Botânico será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico
ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto do estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em SEIS meses. ➡️ Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito. ➡️ Obras…
Paróquia São Sebastião Mártir divulga lucro da 149ª Festa do Bastião
Festividade religiosa ocorreu de 17 a 20 de janeiro
Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito
Empresa iniciou a retirada dos bloquetes das pistas centrais; com isso não haverá mais liberação em horários de pico