Campanha reverterá valor arrecadado nos nove estabelecimentos parceiros em mantimentos para as refeições
Com a situação financeira fragilizada, o Hospital Vera Cruz (HVC) vem buscando alternativas para sobreviver diante do cenário econômico atual. Por isso, na tarde da última quinta-feira, dia 7, lançou mais uma campanha em prol da casa de saúde: Troco Solidário. Ao todo, nove estabelecimentos comerciais – Back Supermercado, Super Alegria, Central, Halmenschlager, Sorriso, Borré, Trindade e o mercado Schlittler, assim como a Padaria Imigrante – aderiram à ação e terão junto aos seus empreendimentos, a partir desta quarta-feira, dia 13, pelo menos uma urna em que os clientes poderão doar seu troco ou qualquer quantia em dinheiro.
O valor arrecadado em cada estabelecimento será revertido em alimentos. Conforme a presidente da Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, Clair Tornquist, atualmente são produzidas 1.200 refeições ao mês na cozinha do hospital, em que são gastos entre R$ 6 e R$ 7 mil em mantimentos. O cardápio, segundo Clair, é elaborado pela nutricionista mediante o diagnóstico de cada paciente.
“Com este valor que vem a ‘sobrar’, poderemos redimensionar para outras áreas”, explica. “O valor pode ser para custear as despesas da lavanderia, por exemplo, cuja média é de R$ 5 a R$ 6 mil/ mês ou na Farmácia, onde o custo gira no entorno de R$ 23 mil/ mês em medicamentos”, aponta.
APOIO DOS EMPRESÁRIOS
A campanha Troco Solidário foi vista com bons olhos pelos empresários. Para Maurício Back, que representou os demais empresários durante o lançamento da campanha ao lado de uma representando do Mercado Central, o hospital é da comunidade e precisa contar com o apoio de todos. “Vamos fazer um trabalho com os funcionários para divulgar a campanha e o que ela significa, assim como no Café também vamos estar disponibilizando a urna”, sublinha. “Talvez no primeiro mês não seja tão significativo o valor arrecadado, mas tenho certeza que vai aumentar com o tempo, pois acredito que todos vão querer ajudar”, finaliza.
Na visão do administrador do Hospital, Gilson Jaeger, para obter êxito é preciso do apoio das empresas. “É a soma de esforços que vai agregar e neste sentido os empresários são fundamentais”, destaca.
FORTALECIMENTO
A campanha Troco Solidário, além de reverter o valor em produtos alimentícios para a casa de saúde, também vai fortalecer os estabelecimentos locais, pois todo o valor será utilizado nas mercadorias dos supermercados parceiros.
A contagem do valor depositado nas urnas será feita conforme a necessidade. Na medida em que os proprietários dos estabelecimentos perceberem que a urna está cheia, farão o contato com a instituição de saúde. Na ocasião, o tesoureiro da Fundação, Gilberto Rech, acompanhado de algum representando do mercado fará a contagem do valor arrecadado e, por fim, reverterá nos produtos.
Notícias relacionadas
Posse de 2,3 mil novos diretores marca avanços na gestão escolar no Rio Grande do Sul
Governador Eduardo Leite destacou protagonismo e liderança dos profissionais na política educacional
Secretaria da Saúde identifica dois primeiros casos de metapneumovírus humano (HMPV) em Santa Cruz
Os dois pacientes, um de 1 mês e o outro de 8 meses, apresentam quadro clínico estável, estão em isolamento e um deles já recebeu alta hospitalar
Ell Play é alegria em cada momento e diversão para toda família
Casa de festas e eventos está localizada na Avenida Barão do Arroio Grande, 137, em Santa Cruz do Sul
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto