Blocos de montar de madeira foram criados em 1956 pela avó do CEO da Xalingo, Rodrigo Ebert Harsteln, Dona Norma
Referência nacional no setor de brinquedos, a empresa santa-cruzense Xalingo comemorou recentemente seu aniversário de 77 anos. Para este dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Arauto News realizou uma visita à fábrica, para acompanhar todo o processo de produção do Brincando de Engenheiro, carro-chefe da marca. Formado por blocos de madeira, o conjunto fez parte da infância de gerações de crianças em todo o país, além de destacar as fundações como uma empresa familiar.
O CEO da Xalingo, Rodrigo Ebert Harsteln, relembra a fundação da empresa. “São 77 anos de história, né? A empresa foi fundada lá atrás pelos meus avós. Então a gente já está na terceira geração, seguindo os passos e seguindo a missão de produzir brinquedos para as crianças. Claro que tem a parte agrícola, outras unidades de negócio, mas o coração da empresa há 77 anos atrás surgiu com os artefatos de madeira, brinquedos e depois foi o Brincando de Engenheiro, que é o nosso carro-chefe”, relembra.
Desenvolvido em 1956 pela avó de Rodrigo, Dona Norma, o Brincando de Engenheiro vai fazer 70 anos, quase a mesma idade da própria empresa. As peças ainda seguem o desenho original, tendo passado por poucas mudanças desde o começo, como o tipo de madeira utilizado, por questões ambientais. Hoje o material utilizado é de reflorestamento como parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade.
O brinquedo formado pelos blocos de montar nasce com a chegada da madeira. É realizado o corte e preparo das peças, que passam por uma linha de escolha manual onde aquelas peças que não estejam dentro do padrão esperado são removidas. Logo em seguida após é feita a impressão em tampografia e as peças são enviadas para uma máquina, separadas por modelo. São feitas de 1,5 milhão a 2 milhões destas peças por mês. A máquina seleciona de forma automática quantas peças de cada formam o kit, que já sai selado no saquinho e vai para a caixa, que segue para o transporte e distribuição.
Atualmente a linha apresenta sete novas versões. Com 53 peças, o Brincando de Engenheiro Construtor tem dois carrinhos de plástico e uma caixinha que vira cenário para diferentes criações. Já o Brincando de Engenheiro Número 8 – 500 peças é um kit para montar diversas cidades, o que pode ser uma ótima opção para a brincadeira em família.
Prestigiada por crianças e adultos, a Xalingo é hoje a maior indústria de brinquedos do Rio Grande do Sul e está entre as cinco maiores do Brasil no segmento. Além dos populares bloquinhos de madeira do Brincando de Engenheiro, o catálogo da empresa reúne brinquedos educativos, triciclos, além de linhas de produtos licenciados de marcas famosas como Harry Potter, Disney e Turma da Mônica.
Rodrigo ressalta que a empresa tem um portfólio que compreende desde brinquedos pequenos, jogos de tabuleiro até playgrounds de rua. Outras apostas da marca incluem ainda a série aprendendo inglês, que transforma o contato com a língua em uma experiência lúdica e também as opções que ensinam números, letras e adição e multiplicação.
De acordo com o CEO da Xalingo, no momento a empresa está em todos os municípios do brasil, com mais de 5 mil clientes, além de realizar vendas para a América Latina, África e Portugal. Entretanto, o objetivo atual é expandir as exportações e aproveitar o potencial da linha Desenvolvimento, que apresenta itens que estimulam a atenção, a concentração, o foco e a memória, além dos itens do catálogo voltados para inclusão de crianças autistas, com dislexia, TDAH, surdez e deficiência visual.
Além do Dia das Crianças, o foco agora também é para as vendas de Natal. “Coincide com o aniversário da empresa, esse fim de corrida que eu digo, o fim do maior volume de produção. No início de outubro, tudo que tinha que estar nas lojas já está nas lojas, os brinquedos para as crianças olharem e comprarem, e os pais darem, fazer toda aquela alegria da criançada no Dia das Crianças. Ficamos com essa sensação de missão cumprida na entrega e agora eu acredito que a gente vai ter um bom Dia das Crianças, estamos vendo uma recuperação do varejo”, comentou Rodrigo Harsteln.
A Xalingo possui um parque industrial em Santa Cruz do Sul com mais de 36 mil metros quadrados, além de uma planta produtiva em Itupeva (SP) e um centro de distribuição em Barra Velha (SC). A indústria emprega 407 funcionários, e no período de maior produção, também são contratados funcionários temporários, podendo chegar entre 100 e 150 contratações a mais.
Hoje são mais de 850 produtos diferentes em seu mix, produzindo brinquedos em madeira e plástico com as divisões de injeção, sopro, rotomoldagem. Além disso, produz itens em plástico voltados ao agronegócio e conta com uma matrizaria própria. Entretanto, mesmo com a atuação em outras áreas, hoje três quartos do faturamento se devem à comercialização dos brinquedos.
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade