ONDE NASCE O BRINQUEDO?

No Dia das Crianças, saiba como é feito o Brincando de Engenheiro, da Xalingo

Publicado em: 12 de outubro de 2024 às 14:44
  • Por
    Paola Severo
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Brincando de Engenheiro foi criado em 1956 | Letícia Dhiel
    compartilhe essa matéria

    Blocos de montar de madeira foram criados em 1956 pela avó do CEO da Xalingo, Rodrigo Ebert Harsteln, Dona Norma

    Referência nacional no setor de brinquedos, a empresa santa-cruzense Xalingo comemorou recentemente seu aniversário de 77 anos. Para este dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Arauto News realizou uma visita à fábrica, para acompanhar todo o processo de produção do Brincando de Engenheiro, carro-chefe da marca. Formado por blocos de madeira, o conjunto fez parte da infância de gerações de crianças em todo o país, além de destacar as fundações como uma empresa familiar.

    O CEO da Xalingo, Rodrigo Ebert Harsteln, relembra a fundação da empresa. “São 77 anos de história, né? A empresa foi fundada lá atrás pelos meus avós. Então a gente já está na terceira geração, seguindo os passos e seguindo a missão de produzir brinquedos para as crianças. Claro que tem a parte agrícola, outras unidades de negócio, mas o coração da empresa há 77 anos atrás surgiu com os artefatos de madeira, brinquedos e depois foi o Brincando de Engenheiro, que é o nosso carro-chefe”, relembra.

    Desenvolvido em 1956 pela avó de Rodrigo, Dona Norma, o Brincando de Engenheiro vai fazer 70 anos, quase a mesma idade da própria empresa. As peças ainda seguem o desenho original, tendo passado por poucas mudanças desde o começo, como o tipo de madeira utilizado, por questões ambientais. Hoje o material utilizado é de reflorestamento como parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade.

    O brinquedo formado pelos blocos de montar nasce com a chegada da madeira. É realizado o corte e preparo das peças, que passam por uma linha de escolha manual onde aquelas peças que não estejam dentro do padrão esperado são removidas. Logo em seguida após é feita a impressão em tampografia e as peças são enviadas para uma máquina, separadas por modelo. São feitas de 1,5 milhão a 2 milhões destas peças por mês. A máquina seleciona de forma automática quantas peças de cada formam o kit, que já sai selado no saquinho e vai para a caixa, que segue para o transporte e distribuição.

    Atualmente a linha apresenta sete novas versões. Com 53 peças, o Brincando de Engenheiro Construtor tem dois carrinhos de plástico e uma caixinha que vira cenário para diferentes criações. Já o Brincando de Engenheiro Número 8 – 500 peças é um kit para montar diversas cidades, o que pode ser uma ótima opção para a brincadeira em família.

    Prestigiada por crianças e adultos, a Xalingo é hoje a maior indústria de brinquedos do Rio Grande do Sul e está entre as cinco maiores do Brasil no segmento. Além dos populares bloquinhos de madeira do Brincando de Engenheiro, o catálogo da empresa reúne brinquedos educativos, triciclos, além de linhas de produtos licenciados de marcas famosas como Harry Potter, Disney e Turma da Mônica.

    Rodrigo ressalta que a empresa tem um portfólio que compreende desde brinquedos pequenos, jogos de tabuleiro até playgrounds de rua. Outras apostas da marca incluem ainda a série aprendendo inglês, que transforma o contato com a língua em uma experiência lúdica e também as opções que ensinam números, letras e adição e multiplicação.

    De acordo com o CEO da Xalingo, no momento a empresa está em todos os municípios do brasil, com mais de 5 mil clientes, além de realizar vendas para a América Latina, África e Portugal. Entretanto, o objetivo atual é expandir as exportações e aproveitar o potencial da linha Desenvolvimento, que apresenta itens que estimulam a atenção, a concentração, o foco e a memória, além dos itens do catálogo voltados para inclusão de crianças autistas, com dislexia, TDAH, surdez e deficiência visual.

    Além do Dia das Crianças, o foco agora também é para as vendas de Natal. “Coincide com o aniversário da empresa, esse fim de corrida que eu digo, o fim do maior volume de produção. No início de outubro, tudo que tinha que estar nas lojas já está nas lojas, os brinquedos para as crianças olharem e comprarem, e os pais darem, fazer toda aquela alegria da criançada no Dia das Crianças. Ficamos com essa sensação de missão cumprida na entrega e agora eu acredito que a gente vai ter um bom Dia das Crianças, estamos vendo uma recuperação do varejo”, comentou Rodrigo Harsteln.

    A Xalingo possui um parque industrial em Santa Cruz do Sul com mais de 36 mil metros quadrados, além de uma planta produtiva em Itupeva (SP) e um centro de distribuição em Barra Velha (SC). A indústria emprega 407 funcionários, e no período de maior produção, também são contratados funcionários temporários, podendo chegar entre 100 e 150 contratações a mais.

    Hoje são mais de 850 produtos diferentes em seu mix, produzindo brinquedos em madeira e plástico com as divisões de injeção, sopro, rotomoldagem. Além disso, produz itens em plástico voltados ao agronegócio e conta com uma matrizaria própria. Entretanto, mesmo com a atuação em outras áreas, hoje três quartos do faturamento se devem à comercialização dos brinquedos.