Inauguração do Serviço de Cirurgia Ortognática e ATM ocorreu nesta semana
O Serviço de Cirurgia Ortognática e ATM no Hospital Ana Nery foi inaugurado nesta segunda-feira (9), em Santa Cruz do Sul, quando foi realizada a primeira cirurgia ortognática com planejamento cirúrgico virtual. O procedimento foi feito pelo chefe do serviço, cirurgião bucomaxilofacial Dr. Leo Kraether Neto e equipe, vinda de Araraquara/SP, Caxias do Sul/RS e Venâncio Aires/RS.
De acordo com Leo Kraether Neto, a cirurgia ortognática tem o objetivo de corrigir deformidades dentofaciais. “É uma cirurgia funcional dos maxilares para correção das deformidades dentofaciais recuperando a função do sistema bucomaxilofacial e com repercussão estética. A partir desse caso, nos nivelamos aos serviços internacionais de cirurgia crânio/bucomaxilofacial de excelência dos países desenvolvidos na resolução de casos complexos”.
Segundo o cirurgião, o planejamento virtual utilizado no paciente antes da cirurgia, auxilia na coleta e avaliação de dados diagnósticos, atuando na previsibilidade e segurança do resultado cirúrgico, pois permite um resultado funcional muito mais preciso.
O paciente submetido a essa cirurgia ortognática é natural de Venâncio Aires, possui 23 anos e seu diagnóstico era de prognatismo mandibular, quando a arcada dentária inferior ultrapassa a arcada de cima. Sua principal queixa era funcional, com dificuldades na mastigação e alimentação. O procedimento durou mais de 4 horas e foi considerado, pelos cirurgiões, um sucesso.
A partir de agora, o Serviço de Cirurgia Ortognática e ATM no Hospital Ana Nery será referência para a região na realização destes procedimentos e possibilitará a realização de cirurgias ortognáticas e também de ATM’s (disfunção da articulação temporomandibular) de pacientes dentro da instituição hospitalar, significando um grande avanço na área da saúde, para a comunidade do Vale do Rio Pardo e Taquari.
Para quem é indicada a Cirurgia Ortognática?
Para aquelas pessoas que possuem uma grande desarmonia facial, sendo que a mesma pode tornar-se mais do que uma disfunção estética. Pode ser o queixo projetado para frente, ou também projetado para trás, fato que ocorre devido às alterações no crescimento ósseo da face. Além disso, o procedimento também é indicado para pacientes que sofreram algum tipo de trauma que causou o deslocamento ou mesmo prejudicou o posicionamento dos maxilares. Além da questão estética em si, essa alteração facial causa alguns outros problemas que afetam a saúde e também o bem-estar dos pacientes, trazendo reflexos na mordida, na respiração e dores nas articulações.
Sobre a equipe de cirurgiões
Leo Kraether Neto é especialista em Cirurgia e Trauma Bucomaxilofacial, possui atualização em Cirurgia de ATM, mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial e doutor em Estomatologia Clínica. Além disso, também atua como professor no Curso de Odontologia da UNISC.
Daniel Serra Cassano é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Fellowship in Oral and Maxillofacial Surgery at Baylor University Medical Center (Dallas /TX/ USA). É membro convidado da Sociedade Americana de Cirurgiões de ATM e professor dos Cursos de Formação em Cirurgia Ortognática / Cirurgia de ATM / Especialização em Ortodontia – Araraquara e Ribeirão Preto / SP.
Daniel Mazzochini é especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, possui atualização em Cirurgia Ortognática e Cirurgia ATM e é membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, atuando em Caxias do Sul/RS.
Jamil Saleh é cirurgião dentista, especialista em implantodontia, mestre em estomatologia e atua em Venâncio Aires/RS.
Notícias relacionadas
Não espere…
A vida não espera. E você, vai esperar?
“Preocupante”, diz prefeito sobre condição atual do Parque da Gruta
Após vistoria, Sérgio Moraes apontou necessidade de fazer investimentos para recuperar ponto turístico, que apresenta estruturas deterioradas
Merenda escolar poderá ter no máximo 15% de alimentos ultraprocessados
Prioridade será para produção local e diversidade da alimentação
Venâncio Aires realiza feira de adoção de animais no final de semana
Mais de 20 cães vão estar à disposição e a espera de um novo lar