Geral

Câmara de Vera Cruz pode voltar a ter nove vereadores

Publicado em: 12 de setembro de 2017 às 14:12 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:00
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto Arquivo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Atual legislatura é a primeira com 11 cadeiras e presidente propõe redução para o próximo mandato

    Depois de apenas um vereador votar, em 2013, contra o aumento de nove para 11 cadeiras no Legislativo de Vera Cruz, uma proposta de emenda à Lei Orgânica do município quer voltar ao antigo número de vagas na Câmara. A iniciativa para a redução de dois vereadores no Poder Legislativo para a próxima legislatura foi apresentada pelo presidente, vereador Eduardo Viana, na sessão ordinária dessa segunda-feira (11). 

    A proposta de redução de 11 para nove cadeiras na Câmara de Vereadores agora tem prazo de 45 dias para discussão em uma comissão especial. Após, deverá passar por votação em plenário em dois turnos, com oito votos (dois terços) favoráveis à aprovação. A expectativa de economia, caso seja aprovada a composição com nove cadeiras no Legislativo vera-cruzense, é de cerca de R$ 500 mil no próximo mandato. O salário-base de um vereador em Vera Cruz é de R$ 4.798,67 por mês. Com menos vereadores, também pode haver redução no número de assessores, a depender da formação das bancadas.

    POLÊMICA

    O aumento de vagas na Câmara de Vereadores já deu o que falar. Em junho de 2011 a votação foi proposta pela primeira vez e a matéria foi retirada da pauta mesmo antes de ir à votação. Em maio de 2013, quando foi aprovada a alteração na lei orgânica do município, novamente houve pressão popular contra o projeto. Apenas a vereadora Mária de Fátima Gomes dos Santos votou contra o aumento. Na época aprovaram o aumento: Antônio Woyciekoski (Toninho), José Adroaldo da Silva (Feijão), Ditmar Blank, Dalvo Wink, Waldir Justmann (Pêda), Eduardo Viana, Martin Nyland e Gilberto Wink.

    A alteração na Lei Orgânica Municipal que ampliou o número de vagas no Legislativo vera-cruzense foi aprovada em segundo turno no dia 3 de maio de 2013 – 11 dias após a primeira votação. Pelo número de habitantes de Vera Cruz, a Emenda Constitucional nº 58, de 2009, determina que o município pode ter até 11 legisladores. 

    Atualmente, são vereadores: Eduardo Viana, Horst Schuch, Dalvo Pedro Wink, Maria de Fátima Gomes dos Santos, Flavio Schunke, Gilson Iser, José Abrelino da Silva, José Adroaldo da Silva, Ludwig Conrad, Marcelo Rodrigues de Carvalho e Waldir Justmann.

    O assunto também vai estar em destaque na edição impressa do Jornal Arauto de quinta-feira (14). Acompanhe!