Vinícius Lersch é atleta do Sporting, de Lisboa
O santa-cruzense Vinícius Lersch iniciou, na última semana, sua segunda temporada no Sporting, um dos principais clubes de vôlei de Portugal. O atleta começou sua trajetória esportiva em Santa Cruz do Sul, mas segue sua carreira internacionalmente.
Vinícius cresceu em um ambiente ligado ao vôlei, inspirado por seu pai, Luciano Silveira, ex-jogador e levantador profissional. Natural de Porto Alegre, ele e sua família se mudaram para a Terra da Oktoberfest quando ele ainda era criança, e Vinícius considera a cidade como sua casa. “Fui criado praticamente toda minha infância e adolescência em Santa Cruz, então me sinto santa-cruzense”, afirmou o jogador.
Sua história no vôlei iniciou no Colégio Mauá, que é conhecido pelo destaque de seus alunos nos esportes. A partir dali, Vinícius começou a perceber o potencial de sua carreira. O time participava de torneios pela Federação Gaúcha, e lá, conseguiu ter uma visibilidade contra clubes bem fortes.
“Eu pude ter esse contato com um nível mais alto que só o colegial e me mostrar para a federação”, disse. Isso resultou na sua convocação para a seleção gaúcha aos 15 anos. “A partir dali eu pude ver que eu tinha nível para alçar voos mais altos. Fui me motivando cada vez mais”, completou.
Aos 16 anos, Vinícius retornou para Porto Alegre para jogar pela Sogipa. Seu talento o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. “Todo esse processo de entrar em contato com um nível mais alto, ser convocado pela seleção gaúcha e participar de campeonatos em nível nacional me deu mais esperança e motivação para seguir.” Já aos 18 anos, o atleta se mudou para São Paulo em busca de melhores oportunidades.
Vinicius contou que viu no esporte uma oportunidade para viver fora do país, conhecer novas culturas e línguas. Aos 21 anos morou na Espanha, onde teve seu primeiro contato com o esporte no exterior. Posteriormente jogou na França e agora está em Lisboa, Portugal.
Por outro lado, o atleta destacou também os desafios que o esporte enfrenta, como questões de falta de investimentos e a desvalorização de alguns clubes. “Se você não está em um time tão estruturado, às vezes você precisa abrir mão de algumas coisas para jogar em um time menos valorizado e entrar em um mercado mais forte”. Ele ressaltou ainda a importância dos agentes esportivos na carreira de jovens atletas, que, segundo ele, são fundamentais para conectar jogadores com clubes e criar as primeiras oportunidades.
Ainda de acordo com Vinicius, ampliar o voleibol em Santa Cruz do Sul seria um sonho. “A gente tem uma cultura que carece muito dessa vibração e energia que o esporte traz para a cidade. […] Poderia se construir algo a mais e colocar Santa Cruz em um cenário nacional também, seria espetacular jogar aí”, finalizou.
Notícias relacionadas
Santa-cruzenses de 13 anos são campeãs brasileiras invictas de beach tennis
Manuela Bullé Kist e Verônica Assmann Bersch disputaram competição organizada pela CBBT, em Vitória, no Espírito Santo
Amo atletismo encerra ano de competições
Em Dois irmãos, destaque para os atletas João Oliveira e Kauã Gonçalves, que subiram ao pódium da competição
Korpus Vera Cruz é campeão invicto da Nossa Liga Futsal
Categoria Sub-9 também assegurou destaques individuais, como defesa menos vazada e atletas na seleção do campeonato
Votação para o Destaque Esportivo Popular encerra nesta quarta-feira
Interessados devem responder o formulário disponível no site da Administração Municipal