Organização Mundial da Saúde recomenda de 150 a 300 minutos por semana
A atividade física, na teoria e na prática, foi o ponto central do encontro promovido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Idosos Nova Esperança, na última semana, no Pavilhão da Comunidade de Cerro Alegre Alto. A iniciativa é desenvolvida pelo pelo CRAS Central, da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Ao todo, 27 idosos participaram do encontro. A programação iniciou com a apresentação da palestra “A Importância da Atividade Física no Desenvolvimento Humano”, ministrada pelo psicólogo do Departamento de Esportes da Secretaria de Relações Institucionais e Esportes, Flávio Ramon.
Em sua exposição, Ramon enfatizou a história do movimento humano, desde o nosso nascimento. “A gente tem um padrão de atividade física bem grande na infância, na adolescência. Pelas contingências da sociedade atual, a maior parte das pessoas acaba, muitas vezes, diminuindo esse padrão de atividade física na vida adulta e na terceira idade também”, explicou.
O psicólogo buscou enfatizar a importância de os indivíduos retomarem um padrão de atividade física regular, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 150 a 300 minutos por semana de atividade física moderada a intensa.
Porém, Ramon salienta que, para alcançar este objetivo é necessário compromisso e dedicação. “É importante reservar horários da semana para algum tipo de atividade física e que a pessoa procure a prática ou modalidade esportiva que goste, que tenha prazer em fazer”. Desta forma, as chances de desistência são menores, explicou.
Conforme o profissional, a palestra também salientou que a prática regular de exercícios físicos, traz melhorias no campo psicológico, com a diminuição da ansiedade e de sintomas depressivos, aumenta o autocontrole corporal, a autoestima e o humor.
Após a palestra, os frequentadores do encontro participaram de uma aula de ginástica e dança circular, ministrada pelas educadoras físicas Cândida Severo e a Luciane Maffini, também do Departamento de Esportes.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como finalidade fortalecer vínculos familiares, incentivar a socialização e a convivência comunitária. O trabalho atua na prevenção de riscos sociais e no desenvolvimento da autonomia dos seus frequentadores.
As ações do SCFV de Idosos Nova Esperança são pensadas para contribuir com o processo de envelhecimento autônomo, ativo e saudável. Os encontros ocorrem de forma quinzenal, executados pelo CRAS Central, vinculado à Sercetaria de Desenvolvimento Social.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos