Chapas interessadas devem se inscrever até o dia 19, no bloco 27, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Interessados em concorrer à diretoria executiva do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), têm até o dia 19 de agosto, próxima segunda-feira, para registrar a chapa com os nomes aos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário, 2º Secretário, Tesoureiro, 2º Tesoureiro, Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes), junto da secretaria do Corede, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na sala 2700 A, bloco 27, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O edital foi publicado no site e redes sociais, bem como fixado no mural da instituição, e amplamente divulgado por e-mail e imprensa, com 10 dias de antecedência, conforme prevê o regimento eleitoral. A Comissão Eleitoral é composta por Aldemir José de Menezes Santos, Egídio Morsch e Melissa Lenz, todos integrantes da assembleia, que deverão conduzir o processo no dia 22 de agosto, data agendada para ocorrer a assembleia de eleição da Diretoria Executiva do Corede Vale do Rio Pardo, para o biênio 2024/2026.
Além da votação, a assembleia terá outros assuntos de pauta, como a revisão do estatuto e assuntos gerais. Interessados poderão acompanhar a assembleia, no entanto, só poderão votar na eleição que define a Diretoria e o Conselho Fiscal quem for integrante da assembleia, que estará devidamente identificado com um crachá assim que assinar a lista de presença e receberá uma cédula para votação.
O colégio eleitoral do Corede é formado pela Assembleia Geral Regional, que é o órgão máximo de deliberação da instituição, sendo constituída tanto por membros natos (11 segmentos e 92 titulares), como também por membros eleitos e/ou indicados para os segmentos da sociedade civil organizada (19 segmentos e 30 titulares) totalizando 30 segmentos e 122 membros titulares.
Além dessa representação dos membros natos, também compõem a assembleia do Corede várias categorias da sociedade civil organizada, como classe trabalhadora, classe empresarial, uniões de associações comunitárias, cooperativas da região, micro e pequenos empresários, Aturvarp, sociedade civil legalmente organizada, agremiações estudantis, área da educação, da saúde, do meio ambiente, da segurança pública, ONG’s, órgãos públicos em nível estadual, Comitê Pardo, desenvolvimento local e regional, pessoas com deficiência, Corepe Trecho 08 e APL de Agroindústria e Alimentos. Toda representação é acompanhada de suplência, sendo que os segmentos variam de um a quatro representantes, conforme a categoria. O representante titular que não puder se fazer presente deverá designar o suplente para representá-lo.
O Corede é presidido por Heitor Álvaro Petry, que está à frente da instituição desde 2016, quando a então presidente, Mariza Terezinha da Motta Christoff, se afastou por motivos de saúde, concluindo aquele mandato. Em junho de 2017 ele foi eleito e, em julho de 2019 e 2022, respectivamente, reeleito a presidência.
Confira quem tem direito a voto nas eleições:
- Diretoria Executiva
- Senadores, Deputados Federais e Estaduais com domicílio eleitoral na região
- Prefeitos dos municípios que compõem o Corede
- Presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios que compõem o Corede
- Presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento-COMUDES
- Ex-presidentes
- Representante de Universidade ou Instituição de Ensino Superior na região
- Representante da Emater/RS-Ascar
- Representante do Centro Vocacional Tecnológico
- Representante do Polo de Modernização Tecnológica
- Representante do Parque Científico e Tecnológico Regional
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos