Política

Câmara aprova reduzir tempo mínimo de contribuição para homens

Publicado em: 12 de julho de 2019 às 06:35 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 13:45
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal G1
  • Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Outras duas mudanças no texto-base foram aprovadas na sessão. Confira

    O plenário da Câmara aprovou na madrugada desta sexta-feira (12), por 445 votos a 15, um destaque (alteração) ao texto da reforma da Previdência que reduz, de 20 para 15 anos, na proposta, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral (setor privado) poderem se aposentar.

    O texto-base da reforma, aprovado em primeiro turno pela Câmara nesta quarta-feira (10), previa tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens. Segundo o texto-base, o tempo mínimo para homens aumentaria gradualmente – partindo de 15 anos – e chegaria a 20 anos em 2029.

    Com a aprovação do destaque, apresentado pelo PSB, o tempo mínimo de contribuição para os homens será de 15 anos, mesmo tempo mínimo de contribuição previsto para as mulheres.

    Na proposta original, o tempo mínimo para mulheres também chegaria a 20 anos. No entanto, o relator, Samuel Moreira (PSDB-SP) reduziu para 15, quando o tema ainda estava em análise pela comissão especial.

    O destaque aprovado não modifica as idades mínimas para homens e mulheres poderem se aposentar, que são de 65 anos para eles e 62 anos para elas.

    Outras duas mudanças no texto-base foram aprovadas na sessão: uma delas flexibiliza as exigências para aposentadoria de mulheres; outra, para integrantes de carreiras policiais.