Evento do Projeto Verde é Vida também classificou pesquisas na 1ª Fase da Etapa Regional da Mostra Científica
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul, foi o educandário que se destacou no recolhimento de sementes do programa Bolsa de Sementes, do Projeto Verde é Vida, no último ano ambiental. Na reunião desta terça-feira (11), na Bierhaus, em Santa Cruz do Sul, a escola recebeu um cheque de R$ 4.436,00, que pode ser trocado por mercadorias nas lojas da Agro-Comercial Afubra.
A Bolsa de Sementes tem por objetivo desenvolver a diversificação das espécies florísticas, proporcionando ao educando uma atividade prática e à escola recursos para desenvolver seus projetos. Desde 2002 as escolas parcerias do Verde é Vida já coletaram 23.951 quilos de sementes que foram distribuídas para 1.230 viveiros de todo o Brasil.
A reunião em Santa Cruz do Sul também reuniu alunos e professores das escolas parceiras do município anfitrião e de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz para a 1ª Fase da Etapa Regional da Mostra Científica. Foram 47 pesquisas apresentadas e, destas, cinco foram escolhidas para a 2ª Fase, no dia 1º de setembro, em Rio Pardo, onde será definido o trabalho que representa a Região de Atuação durante a 18ª Expoagro Afubra, de 20 a 22 de março de 2018.
As avaliações foram realizadas por alunos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sob a supervisão do professor Eduardo Lobo. Classificaram-se:
| “Erva-Mate”, da Escola Cardeal Leme, de Santa Cruz do Sul, das alunas Larissa Eduarda Wermuth e Luana Fantiny Staub, orientadas pela professora Ândrea Betina Lauschner;
| “Sementes Crioulas e Alimentação Saudável”, da Escola São João Batista, de Vale do Sol, das alunas Julia Beatriz Konrath e Cíntia Rafaela Martin, orientadas pelo professor Mauro Martin Quoos;
| “Sustentabilidade e Economia: utilização da energia solar”, da Escola Felipe Becker, de Santa Cruz do Sul, das alunas Samanta Letícia Rosa e Taís Zelina Grasel, orientadas pela professora Marua Cleci Severo Rosa;
| “Sustentabilidade e Saúde”, da Escola Carlos Boettcher Filho, de Sinimbu, dos alunos Amanda Luísa Schultz e Gustavo Waechter Pranke, orientados pela professora Ingrid Waechter Kanitz;
| “Urina de vaca, um fertilizante natural”, da Escola Carlos Boettcher Filho, de Sinimbu, dos alunos Maicon Alexandre Bach e Tales Fischer Schulz, orientados pela professora Ingrid Waechter Kanitz.
Para o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, “vivemos mudanças e com cada vez mais velocidade de informações. Os trabalhos que os alunos realizam mostram essas mudanças com o que é produzido e consumido e a influência do meio rural no urbano e do urbano no rural”. Dornelles concluiu agradecendo a parceria das escolas na busca por soluções comuns a todos. A secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques de Souza, agradeceu a Afubra pelos 30 anos de atividades em prol do meio ambiente e elogiou “o empenho das escolas ao assumirem compromisso com a vida, com a sociedade e com as questões ambientais”.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min