Nova sistemática, via telefone, se mostra eficiente após uma semana de lançamento
Lançada há uma semana, a campanha “Fila é coisa do passado”, que busca acabar com a espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no momento em que ocorre a distribuição de fichas para consultas no Posto de Saúde Central e Espaço Mamãe Criança, de forma gradativa vem mostrando resultados. Desde a segunda, dia 10, até esta quarta-feira, dia 12, através do número 996 500 273, foram feitos 168 agendamentos de consultas para as especializações de clínico geral, pediatria e ginecologia. Ao longo dos três dias, em que de fato iniciaram os agendamentos, pelo WhatsApp foram 50 mensagens enviadas.
A nova sistemática ainda pega muitos usuários de surpresa. Porém, já é perceptível a redução no número de pessoas à espera de atendimento. A constatação pôde ser feita pela equipe de reportagem do Nosso Jornal que, em dois momentos (nesta terça e quarta-feira) acompanhou a distribuição de fichas. De ficha número 1, Gertrud Lucilda Griebel, moradora da localidade de Linha Número Um, chegou por volta das 11 horas de terça para garantir atendimento médico. Sem consulta marcada, ela conta que tinha ouvido falar sobre o novo formato, porém, não acreditou muito. “Estranhei ao chegar e ver que não tinha fila”, comenta.
Ao buscar mais informações sobre a marcação de consultas via telefone, a aposentada acredita que vai melhorar o atendimento na unidade de saúde. Com o folder em mãos, ela garante que para a próxima consulta comparecerá no posto com a consultada já marcada.
Eliana Giehl, secretária Municipal de Saúde, avalia a primeira semana como sendo positiva. “Porém, já identificamos alguns pontos que necessitam de ajustes, como a solicitação de agendar com determinados médicos, alguns horários de atendimento”, aponta. Apesar da campanha de divulgação, muitas pessoas ainda desconhecem o novo sistema. “Estamos realizando na sala de espera os esclarecimentos necessários, assim como pelos Agentes Comunitários de Saúde”, salienta.
Através do agendamento por telefone foi possível verificar que, tanto a pediatria como a ginecologia tiveram as agendas do dia preenchidas. No entanto, a grande procura é pelo clínico geral, sendo considerada a maior demanda. Eliana afirma que como a nova sistemática é recente, a demanda por atendimentos é grande. “Com o passar do tempo as pessoas devem se apropriar do sistema de agendamento e com isso verificar que realmente favorece um atendimento mais tranquilo e ágil”, aposta.
Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira do Jornal Arauto.
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