Instituição trabalha com a Escola Digital, onde os alunos podem interagir com os professores e ter acesso a outros setores
Prezando pelo ensino de qualidade, o Dom Alberto oferece aos alunos uma infinidade de recursos tecnológicos para tornar possível a aprendizagem, principalmente em tempos de pandemia. Dos anos iniciais do ensino fundamental ao ensino superior, os alunos contam com a Escola Digital, onde através das plataformas digitais podem interagir com os professores para tirar dúvidas. Além disso, os alunos têm acesso aos setores da instituição, como laboratórios virtuais e a biblioteca, que conta com cerca de 17 mil títulos onlines, disponíveis também para a comunidade.
Para a gerente da instituição, Gabriela Henriqson e a diretora pedagógica Luciana Andrea Zimmer, a Escola Digital foi pensada em função da geração tecnológica e só é possivel, devido ao engajamento de todos os membros da comunidade escolar. "Se a instituição tem um excelente plano estratégico, seriedade e comprometimento com alunos, professores e famílias, o ensino digital é possível. Estamos oferecendo o que há de melhor no ensino digital para nossos alunos, em uma excelente plataforma de ensino e treinamento dos professores. Nossa equipe pedagógica também está em constante contato com as famílias, para que os estudantes mantenham a sua rotina diária de estudo", explicam.
Dentro do Ensino Digital, a instituição também está apostando nas telas interativas, onde através de lives educativas, os alunos podem compreender melhor o conteúdo. "Hoje, com certeza, podemos dizer que somos o colégio que possui os melhores recursos da área da educação à nível nacional. O diretor Geral Leandro Timóteo e diretor Acadêmico Prof. Enio Rocha não medem esforços e investimentos para melhorias constantes na instituição em todos os níveis", destaca Gabriela.
Sistema Educacional Anglo
Em parceria com o Sistema Educacional Anglo, o Colégio Dom Alberto dispõe os melhores recursos para o desenvolvimento do ensino síncrono e assíncrono. Dentre eles, estão o suporte oferecido pela plataforma Plurall, Escola 24 horas e a Plataforma Matific.
A plataforma Plurall é um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado de forma segura, por estudantes e professores em qualquer hora e lugar. Nela, são disponibilizadas listas de exercícios para que os alunos possam praticar o que aprenderam em aula, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas e tutores que respondem detalhadamente as dúvidas que surgem em relação às questões e ao conteúdo do material didático. Além disso, a Plurall dá aos alunos, acesso as atividades síncronas, via Google Meet, com seus professores no mesmo período de aula presencial.
Na plataforma Escola 24 horas, o aluno conta com uma infinidade de conteúdos digitais. São oferecidos mais de 6 mil assuntos em diferentes formatos: podcasts, videoaulas, histórias, conteúdos interativos, jogos e textos com temas atuais. Já a Plataforma Matific, é destinada ao suporte no aprendizado da Matemática. Nesse ambiente, o aluno pode explorar seu conteúdo de forma autônoma, em atividades extraclasse.
Ensino Superior
Na Faculdade Dom Alberto, os recursos digitais foram aprimorados. A instituição, que já contava com o uso do sistema acadêmico Universa para disponibilização de conteúdo e atividades das disciplinas, agora conta com a Google for Education. Essa plataforma disponibiliza de forma ilimitada ferramentas do Google dedicadas ao ensino, entre elas o Google Meet, para o contato de professores e alunos; o Google Drive, utilizado para o armazenamento e compartilhamento de arquivos e aulas gravadas, o Google Docs para a construção colaborativa de documentos, além do e-mail institucional para comunicação direta entre estudantes e professores.
Retorno das Atividades
Quanto ao retorno das atividades presenciais, a instituição já está bem estruturada. Segundo a gerente, foi constituído um Centro de Operações de Emergências, elaborado plano de contingência, além de ser adquirido todos os EPI'ss necessários de acordo com os decretos e portarias. Também foi reorganizado os espaços físicos de acordo com as orientações. “Estamos nos organizando da melhor forma, para o retorno das atividades práticas dos cursos do ensino superior nas próximas semanas, com segurança para todos os alunos e funcionários”, finalizou.