Fortes rajadas de vento e até tornadas atingiram outros municípios do Estado
Várias cidades do Rio Grande do Sul registraram graves danos causados pelas tempestades ocorridas entre essa segunda (11) e terça-feira (12). Além da chuva intensa, vários locais registraram ventania, com rajadas de vento superiores aos 100 km/h. Vídeos que já circulam pelas redes sociais evidenciam a ocorrência de tornados.
A destruição na região de Tapejara, na região do Planalto do Rio Grande do Sul, inclui dezenas de árvores quebradas, galpões destelhados e caminhões tombados.
São José dos Ausentes, na serra gaúcha, passou quase toda a segunda-feira afetada por rajadas de vento entre 80 km/h e quase 110 km/h. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 17 horas e 22 horas ocorreram sucessivas rajadas de vento com mais de 100 km/h. A mais intensa chegou aos 109 km/h, às 22 horas. Entre 3 e 4 horas da madrugada desta terça-feira (12) foi observada outra rajada de vento com 108 km/h.
Já em Porto Xavier, na margem do rio Uruguai, fronteira com a Argentina, registrou granizo gigante, com o tamanho de uma laranja.
Risco de ventania não acabou
Outra acentuada queda de pressão atmosférica ocorre nesta terça-feira (12) entre o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral da província de Buenos Aires que dará origem a um ciclone extratropical.
Nesta quarta-feira (13), o ciclone extratropical ficará próximo ao litoral gaúcho causando ventos intensos no sul e no leste do estado. O litoral gaúcho, o litoral de Santa Catarina, a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter rajadas da ordem de 100 km/h. A região da Grande Porto Alegre poderá ter rajadas com até 70 km/h.
Frio intenso depois dos temporais
Para esta quarta-feira (13), a previsão é de que o tempo fique firma, mas com queda na temperatura, chegando a mínima de 5 graus em boa parte do Rio Grande do Sul. O frio deve aumentar ainda mais nos próximos dias, com a volta de geadas em várias regiões.
DUAS MORTES NO RIO GRANDE DO SUL
Duas mortes foram registradas no Rio Grande do Sul devido ao m,au tempo. Elas ocorreram no interior de Sarandi, no Norte do Estado, e em Ciríaco, na região do Planalto – locais onde a chuva foi acompanhada por fortes rajadas de vento. Em Ciríaco, um homem de 53 anos morreu após a casa onde morava desabar. A outra morte ocorreu na madrugada de hoje e se refere a um cadeirante que morreu, também, após o desabamento de uma residência.
Notícias relacionadas
Candidatos podem se inscrever na lista de espera do Sisu até esta sexta
Sistema reúne a vagas ofertadas por instituições públicas de todo país
Projeto de ponte entre Candelária e Vale do Sol avança
Desmontagem e transporte da estrutura da travessia devem começar em breve
“Verificamos uma estrutura frágil”, diz novo coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz
Coronel Cesar Eduardo Bonfanti assumiu o órgão nesta semana
Valor para tirar ou renovar a CNH sobe a partir deste sábado; confira
Reajuste também se aplica a outros serviços prestados pelo Departamento de Trânsito