Iniciativa do programa Trânsito Vida e parceiros busca disseminar informação e conscientização para comunidade escolar
A manhã desta segunda-feira (12) foi marcada pela realização de oficinas de trânsito em alusão ao Maio Amarelo, no centro de Vera Cruz. A iniciativa do programa Trânsito Vida em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Departamento Municipal de Trânsito, CFC Machado – que sediou o evento -, Brigada Militar, Comando Rodoviário, Corpo de Bombeiros e SAMU buscou compartilhar informações para cerca de 70 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de escolas municipais e Ensino Médio de escola particular da Capital das Gincanas.
O objetivo, segundo o coordenador do programa, Antônio Alves, é disseminar conhecimento e um choque de realidade para que esses jovens transmitam aos seus familiares bons hábitos para uma educação positiva. “Maio Amarelo é uma campanha que visa conscientizar as pessoas para a diminuição dos acidentes de trânsito e trazer os jovens aqui para uma roda de conversa, transmitindo o dia a dia desses profissionais parceiros, para que possam ser compartilhados em casa“, destacou Alves.
As experiências práticas envolvendo as abordagens no trânsito, o uso de radar, o excesso de velocidade, fiscalização, traumas, tipos de acidentes e socorro estavam em evidência para os alunos, que também puderam participar de um jogo para testar conhecimentos, o que foi coordenado por voluntários do projeto Trânsito Vida da Escola Paraguaçu.
Para a secretária municipal de Educação, Micheli Rech, a ideia principal é que os estudantes fiscalizem e levem essas ideias para dentro de casa. Como filhos, costumam cobrar bons hábitos dos pais, como o uso de cinto de segurança, o semáforo, o respeito ao papel dos agentes de trânsito. “Todos precisam andar dentro das normas, da lei, e as crianças podem argumentar com os adultos, com os pais“, destacou ela.
Ainda, ao traçar um paralelo com a proibição do celular em sala de aula, do prejuízo que causa ao ensino, Micheli frisou que a dependência à comunicação imediata traz riscos para quem está no trânsito. Não é raro ver motoristas falando ao celular ou respondendo a mensagens enquanto está no volante, e essa dependência ao celular, tão debatida neste ano por causa da proibição em sala de aula, poderia reforçar o argumento em casa, salientando que as leis precisam ser respeitadas, e que podem salvar vidas.
Notícias relacionadas

Horóscopo: Haverá uma oscilação entre estar centrado e pratico com estar sonhador e desfocado
Também será necessário se concentrar nas tarefas tangíveis, sem se sobrecarregar ou se deixar levar pela ansiedade

Secretário confirma inclusão de estacionamento subterrâneo no orçamento municipal
Prevista no plano de governo de Sérgio Moraes, obra será incorporada no Plano Plurianual

ARAUTO REPÓRTER UNISC 12 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Inicia obra de revitalização de mais uma quadra do Calçadão da Floriano. ➡️ Governo estuda injetar recursos para reduzir impacto do reajuste do pedágio da RSC-287. ➡️ CDL Jovem abre inscrições para…

Inicia obra de revitalização de mais uma quadra do Calçadão da Floriano
Tráfego de veículos está interrompido; orientação é para que motoristas busquem rotas alternativas