Autoridades, familiares de Orlando Schultz e comunidade acompanharam a inauguração nesta sexta-feira
De forma oficial, a pavimentação asfáltica da ERS-422, em Vila Deodoro, no interior de Venâncio Aires, foi entregue a comunidade nesta sexta-feira (12). A inauguração ocorreu nas proximidades do Salão Comercial Schultz e contou com a presença de autoridades, comunidade e familiares do falecido Orlando Schultz – grande líder comunitário e que batalhou pela realização das obras.
O ato integrou a programação dos 132 anos de emancipação de Venâncio Aires. A pavimentação asfáltica tem extensão de 1,7 quilômetros e investimento de quase R$ 2,3 milhões. O trecho recebeu serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização viária e calçadas. As obras foram realizadas em dois lotes na ERS-422. O primeiro que liga o asfalto anterior até o posto de gasolina, e o segundo que vai do posto à Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Para a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara de Souza, a obra é um marco e traz inúmeros benefícios para a comunidade de Vila Deodoro e, também, para a do município. "Esta obra foi inaugurada em outubro de 2021 e está sendo inaugurada hoje. Quando acreditamos e temos um grupo de profissionais que nos ajudam e auxiliam, junto com uma empresa responsável, o resultado é este, obras com agilidade e qualidade", enfatiza.
Neta de Orlando Schultz, que faleceu antes do início e conclusão das obras, Alessandra Ludwig falou emocionada do avô, uma referência para toda a comunidade. "Se o Vô Orlando estivesse hoje aqui hoje, iria falar que este asfalto significa o progresso e a evolução. O interior também precisa progredir e asfalto é isso, é crescimento."
Conforme Alessandra, o asfalto também proporciona que os jovens se mantenham no interior. O assunto, segundo ela, também era uma preocupação do avô. "Ele queria muito que os jovens se mantivessem no interior, que estudassem, tivessem uma profissão, mas continuassem morando aqui com condições melhores. Ele infelizmente não está aqui presente para ver, mas estamos o homenageando." Além de Alessandra, a esposa de seu Orlando, Thuna e a filha, Solange Schultz Ludwig acompanharam a inauguração.
Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, afirmou que o momento era especial de muita emoção. "Esta é uma estrada centenária. Por aqui passava grande parte da história do Estado do Rio Grande do Sul. A ERS-422 foi uma propulsora do desenvolvimento do município de Venâncio. Aqui era uma rota de desenvolvimento, mas que não teve o mesmo cuidado e olhar de incentivo como ocorreu na BR-386."
Para o Chefe do Executivo, é através da pavimentação que o desenvolvimento acontece e traz benefícios e mudanças para uma comunidade. "Temos muito para fazer e seguiremos fazendo. Mas agora, neste momento, quero agradecer todos os envolvidos, especialmente, neste caso, o povo que aguardava ansiosamente e lutou, por muitos anos, inclusive com manifestações, para que essa pavimentação saísse do papel e mudasse esta realidade", enfatiza.
Rosa se comprometeu, ainda, a buscar recursos financeiros para a conclusão dos 7 quilômetros faltantes para a conclusão da pavimentação asfáltica. Para isso, ele solicitou que profissionais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo iniciem, o mais rápido possível, o projeto para a sequência.
Notícias relacionadas
Reunião na SEMA alinha últimos ajustes para implementação do Jardim Botânico
Um dos principais eixos do Jardim Botânico será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico
ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto do estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em SEIS meses. ➡️ Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito. ➡️ Obras…
Paróquia São Sebastião Mártir divulga lucro da 149ª Festa do Bastião
Festividade religiosa ocorreu de 17 a 20 de janeiro
Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito
Empresa iniciou a retirada dos bloquetes das pistas centrais; com isso não haverá mais liberação em horários de pico