Órgão cobrou medidas contra racismo religioso e destacou dificuldades enfrentadas por terreiros no município
O presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul (CMPTSCS) e o secretário Moa Fanfa estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na tarde dessa terça-feira (11) para tratar de questões que preocupam as lideranças afro-umbandistas do município. Em reunião com a Comissão de Direitos Humanos, os representantes do conselho expuseram dificuldades enfrentadas na cidade, como abordagens policiais durante fiscalizações de poluição sonora em terreiros, a falta de avanço na criação de um alvará específico para esses espaços e a morosidade no atendimento de casos de racismo religioso. A conversa foi conduzida pelas deputadas Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT).
Uma das principais expectativas do CMPTSCS é a realização de uma audiência pública em Santa Cruz do Sul, prevista para o início de abril na Câmara de Vereadores. O evento será promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e pretende ampliar o debate sobre os desafios enfrentados pelas comunidades de terreiro no município. A proposta busca fortalecer o diálogo com o poder público e cobrar medidas concretas para garantir o respeito e a segurança desses espaços religiosos.
Durante a visita, os conselheiros também se encontraram com a deputada Kelly Moraes (PL), a quem agradeceram pelo apoio à aprovação do projeto de cotas raciais nos concursos públicos municipais em 2019, quando ela ainda era vereadora.
Notícias relacionadas

Contemplados com vagas em EMEIs de Santa Cruz devem se inscrever até esta sexta-feira
Há uma lista de documentos necessários; confira

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru
Robert Prevot é o primeiro papa agostiniano

Venâncio Aires promove recolhimento de lixo eletrônico, vidros e óleo de cozinha neste sábado
Ação ocorrerá das 7h30 às 11h30, na Travessa São Sebastião Mártir, em frente à Igreja Matriz

Heilige comemora 15 anos de referência no mercado de cervejas artesanais
Cervejaria promove neste sábado o evento "Vibra", na Casa Golden Leaf, em Santa Cruz