Inspiradas no legado do pai, Jupira e Juliana são exemplos de que não há ramo onde o gênero feminino é incapaz de atuar
Elas são coração e razão. E a união dessas forças, com cumplicidade, dedicação, respeito, atenção e cuidado mútuo, fazem delas mulheres guerreiras e capacitadas para tocar a empresa erguida pelo saudoso pai, Juarez de Moura, em um ramo completamente diferente da realidade feminina: o automobilístico. Elas são Jupira de Moura Fengler e Juliana de Moura, as irmãs que comandam a JA Baterias em Santa Cruz do Sul, oferecendo aos clientes atendimento confiável e com plantão 24 horas, além de produtos com marcas renomadas no mercado.
Naturais de Sobradinho, as irmãs passaram por outras experiências profissionais antes de empreender. Jupira atuou por 12 anos em uma empresa do ramo de máquinas agrícolas, oito deles, na área de RH. Já Juliana, que têm experiência de mais de 10 anos no ramo imobiliário e há cinco anos no mundo do empreendedorismo, ativou uma franquia da Empório Essenza há três anos, na cidade de Santa Maria. Ela, inclusive, foi a primeira a assumir – juntamente com o esposo – o negócio da família. “Quando nosso pai ainda era vivo, sempre comentava da correria que era a loja e da dificuldade de manter todos os setores organizados e atualizados nessa “era” digital. Em 2018, depois de passar por dificuldades financeiras, nós assumimos à distância, a parte financeira administrativa e marketing para ajudar no melhor desenvolvimento da empresa e seguir com os negócios”, conta..
Com o falecimento de Juarez em julho do ano passado, Juliana optou por seguir com a empresa do pai, mas com uma sociedade especial: a irmã, Jupira e cunhado, aceitaram a idéia em unir esforços para continuar na missão empreendedora da JA Baterias. Juliana segue com o financeiro e marketing e Jupira, no atendimento presencial o que, muitas vezes, surpreende os clientes positivamente. “Sabemos que os homens lideram esse ramo automobilístico, mas como já era do nosso cotidiano estar a par da troca de baterias, apenas fomos aprimorando o atendimento com muito estudo sobre peças, serviços. Não tivemos momento ou comentários negativos em relação a sermos mulheres na linha de frente de uma loja de baterias. Os clientes, inclusive, apoiam”, destacam as irmãs, que acompanham toda a execução do processo de troca de baterias.
E assim como em inúmeras empresas, a JA Baterias também foi bastante impactada pelo cenário de incertezas da pandemia. Com as restrições impostas, a empresa precisou fechar por um período, atendeu em horários reduzidos e diminiu o contato com os clientes. No entanto, um dos maiores desafios, segundo as sócias, é manter e cumprir todas as responsabilidades financeiras. "Sem as portas abertas e clientes, fica complexo encontrar alternativa de manter o negócio, entretanto, sabemos da gravidade, seriedade da pandemia e das perdas avassaladoras trazidas pelo vírus. Somos muito gratas hoje, pelo apoio de clientes, parceiros, fornecedores, que sempre estiveram nos apoiando e principalmente nesse momento delicado que estamos vivendo", consideram.
Transparência, igualdade e visão de futuro: o legado de Juarez a ser seguido por Jupira e Juliana
Além de uma empresa tradicional e bem quista no mercado, Juarez de Moura deixou para as filhas Jupira e Juliana, um legado a ser seguido. Muito amigo de todos que o cercavam, o pai das empreendedoras as ensinou a agir com transparência e igualdade em qualquer processo, principalmente no que diz respeito aos atendimentos na loja e troca de bateria. "Ele nos mostrou que esse é um serviço que, após sair da loja, o cliente vai ter a experiência e adquirir confiança para voltar", salientam.
Pensando no futuro, as empresárias pretendem aumentar a base de clientes e parceiros para uma possível expansão da marca, comandada por duas mulheres fortes que cumprem mais do que a missão de seguir com o negócio da família: sabem valorizar tudo que uma mulher é capaz de fazer. "Estamos vivendo em constante crescimento, avanço e podemos ver o quanto as mulheres conquistaram novas oportunidades, sendo superpoderosas, audaciosas, com atitudes positivas, de apreciar o processo, recalcular e nunca desistir, pois a melhor versão está nesse momento na frente do espelho, você, mulher", completam.