Geral e Região

Vale do Sol vai racionar água a partir de segunda-feira

Publicado em: 12 de março de 2020 às 18:06 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 07:44
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Priscila Oliveira
    compartilhe essa matéria

    Em um primeiro momento, medida será adotada na localidade de Rio Pardense

    A partir desta segunda-feira, 16 de março, começa a vigorar o racionamento de água em Vale do Sol, primeiramente na localidade de Rio Pardense, das 21 às 8 horas do dia seguinte, dependendo da necessidade. A medida drástica será adotada ali para que não agrave o abastecimento nas localidades atendidas pela rede, como Linha Emília, Pinhal Trombudo, Faxinal de Dentro e Campos do Vale. Se for necessário, mais regiões poderão ter o racionamento, de acordo com o prefeito, Maiquel Silva.

    A ação é um reflexo da estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Desde janeiro a Prefeitura Municipal vem trabalhando para amenizar a situação. Já foram cerca de 2 milhões e 200 mil litros de água levados para reservatórios, caixas de água e cacimbas; e mais de 600 serviços de abertura e limpeza de aguadas em propriedades rurais, só para se ter como exemplo.

    CENA TRISTE 

    Na tradicional Prainha do Vale, local que seria para receber visitantes em busca de água para se refrescar nos dias de calor intenso, é possível caminhar onde antes corria a água do Rio Pardo. A imagem corrobora com o cenário de prejuízos na agricultura e para o consumo humano. Por isso, a Administração Municipal busca colocar toda a comunidade em alerta. Antecipando um possível cenário de estiagem mais severa, o Prefeito orienta que a população se conscientize e busque economizar água, por meio de ações simples que podem fazer uma grande diferença. “Temos que ser conscientes, pensar nos outros e evitar o desperdício. É com atitudes simples que podemos prevenir que a situação piore”, frisou o prefeito Maiquel Silva, que faz outro apelo. Destaca a importância de conscientizar os munícipes que ainda não possuem caixa de água, para que adquiram. “É importante a comunidade ter esta consciência, pois a falta da caixa de água pode até acarretar notificação, conforme a legislação”, ressalta.