Geral

Vera Cruz passa a ter grupo de apoio aos sobreviventes de suicídio

Publicado em: 12 de março de 2018 às 16:37 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:44
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • campanha-assedio-uma-mina-ajuda-outra-022017-1400-800.jpg
    compartilhe essa matéria

    Primeiro encontro será nesta quinta, a partir das 19h

    Há 12 anos em Santa Cruz do Sul, o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (GASS), do Centro de Valorização da Vida (CVV), passa a contar com um grupo em Vera Cruz. A partir desta quinta-feira (15), semanalmente, das 19h às 20h, na Rua Carlos Wild, 1421, será realizada a troca de experiências e apoio emocional para quem já teve casos na família, para quem já tentou o suicídio ou para quem sofre de depressão e pensa no suicídio. Durante as reuniões os participantes podem conversar com pessoas que tenham tido uma experiência similar, proporcionando apoio mútuo para a quebra do silêncio em torno do problema.

    Conforme a psicóloga, Nilvana Koppe, os encontros são confidenciais, sigilosos e gratuitos. "É preciso falar sobre o assunto, sem preconceitos e alertar a população sobre a depressão.  Entre quatro a dez integrantes da família têm impacto direto quando há um caso dentro de casa, e ficam sempre com aquela dúvida se a pessoa vai tentar de novo ou se vai acontecer de novo. Pessoas que sofrem deste mal carregam uma dor muito grande e necessitam de apoio emocional", fala. 

    Em Santa Cruz, o grupo está na Rua Tenente Coronel Brito, 3, junto aos Bombeiros, das 16h às 22h. No entanto, 24h por dia é possível entrar em contato pelo telefone 188, que oferece atendimento em todo o país.

    Como ser voluntário?

    O CVV busca volutários. São pessoas que doam seu tempo, sua atenção, para quem precisa conversar sobre todos os assuntos e não tem conseguido fazer isto com as pessoas próximas. Se você tem mais de 18 anos de idade, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas, você pode ser um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV. Para isto você precisa participar de um curso gratuito de preparação de voluntários em uma de nossas sedes. As principais frentes de atuação do plantonista são o atendimento por telefone, voip e o chat. Para se cadastrar e participar gratuitamente do curso, clique aqui e faça sua inscrição. Ou encaminhe email para [email protected] .

    Saiba mais

    O Centro de Valorização da Vida (CVV), fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

    São realizados mais de um milhão de atendimentos anuais por aproximadamente 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal.