Ações para o socorro aos municípios atingidos pelas enchentes e a criação do comitê que deu origem aos projetos regionais foram citadas
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participou das conferências municipal e regional de Meio Ambiente, nos municípios de Eldorado do Sul e do Vale do Taquari, realizada no município de Lajeado. Os eventos apresentaram como exemplo positivo a ação do Cisvale durante os eventos climáticos de maio de 2024, com a criação da força-tarefa de socorro aos municípios, e posteriormente, a criação do Comitê Pró-Clima, responsável pelo gerenciamento e criação dos projetos de adaptação e resiliência do Vale do Rio Pardo.
A diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, representou o consórcio nas duas conferências. No município de Eldorado do Sul, na última segunda-feira (10), e em Lajeado, nesta quarta-feira (12). “Nós entendemos que a união de esforços, por meio da participação de entidades, das universidades, dos municípios, criamos um modelo que deu certo, sob o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. Se conseguirmos superar todos os desafios impostos durante a catástrofe e estamos viabilizando a implementação de projetos para melhorar nossa região, isso só foi possível por meio desta união”, afirma a diretora. A conferência do Vale do Taquari, realizada em Lajeado, foi organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat).
Léa palestrou nos dois eventos, tendo como espectadores prefeitos, secretários municipais de meio ambiente, promotores de justiça e pessoas ligadas ao meio ambiente nas duas regiões. As conferências municipal e regional devem ser realizadas, envolvendo todos os municípios do País, para ajudar a compor o painel estadual, e depois o evento nacional, que ocorre entre 6 e 9 de maio, em Brasília. O Vale do Rio Pardo encerrou o ano de 2024 com a etapa regional concluída, por meio da 2ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada pelo Cisvale, em 6 de dezembro do ano passado. “Nestes eventos conseguimos compartilhar os resultados destas ações que foram iniciadas, como a criação do Fundo Permanente de Meio Ambiente, por indicação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, para captar recursos que têm chegado de empresas e entidades. Dividimos também a experiência de ter nossos projetos técnicos apresentados durante a COP-29, no Azerbaijão, na ação do governo do Estado, que levou estas iniciativas para captação de recursos internacionais”, ressalta.
Além disso, a diretora executiva do Cisvale também falou sobre a pré-aprovação dos projetos regionais no Plano Rio Grande. “Esta é uma das provas que o coletivo sempre tem maior força. Os projetos de meio ambiente, resiliência e adaptação ao clima precisam considerar toda uma região, pois uma bacia hidrográfica, por exemplo, passa por mais de um município. E é assim que ações desta magnitude precisam ser elaboradas”, reforça.
Agenda Ambiental
Mais do que as ações realizadas pelo Cisvale no período de crise climática no Vale do Rio Pardo, o consórcio apresentou também a criação da Agenda Ambiental Cisvale 2030: um planeta saudável, um futuro sustentável. A iniciativa, lançada ainda em 2023, tem por objetivo promover a educação ambiental e a mudança de comportamento com o meio ambiente a partir de 30 projetos de curta, média e longa duração. “Antes mesmo dos eventos climáticos extremos atingirem a nossa região, o Vale do Rio Pardo, o Cisvale já iniciava este projeto que foca na criação de um novo conceito de vida sustentável, a partir da educação e da prática individual. A nossa Agenda Ambiental”, pontua.
Notícias relacionadas
![Venâncio Aires apresenta plano de desenvolvimento e atração de investimentos para Governo do Estado](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-17.30.49-1200x855.jpeg)
Venâncio Aires apresenta plano de desenvolvimento e atração de investimentos para Governo do Estado
Representantes de Administração estiverem em Porto Alegre nesta quarta-feira
![Defesa Civil determina remoção de segunda tipuana do Túnel Verde na Floriano](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.57.13-1200x900.jpeg)
Defesa Civil determina remoção de segunda tipuana do Túnel Verde na Floriano
A primeira árvore suprimida no trecho cedeu no início da noite dessa terça-feira
![Rádio Revista – Sérgio Rosa, Diretor e Roteirista](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/Sergio-Rosa-12022025-1200x900.jpeg)
Rádio Revista – Sérgio Rosa, Diretor e Roteirista
Em entrevista ao programa Rádio Revista, o ator, diretor e roteirista Sérgio Rosa falou sobre a produção do curta-metragem Okan Ijó, que iniciou período de gravações em Venâncio Aires. O filme está sendo produzido com recursos de edital da Lei…
![Rádio Revista – Douglas Albers, Secretário de Cultura](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/Douglas-Albers-12022025-1200x900.jpeg)
Rádio Revista – Douglas Albers, Secretário de Cultura
O secretário de Cultura de Santa Cruz do Sul, Douglas Albers, concedeu entrevista ao programa Rádio Revista nesta quarta-feira. Na ocasião, ele falou sobre diversas iniciativas da pasta como Encontro de Astronomia e a Feira de Artesanato e Economia Criativa,…