Geral

Tênis Clube Santa Cruz: 114 anos criando memórias e momentos

Publicado em: 12 de janeiro de 2024 às 07:49 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:16
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo Tênis Clube
    compartilhe essa matéria

    Fundado em 9 de janeiro de 1910, o Tênis Clube Santa Cruz foi o primeiro clube de tênis do interior do Rio Grande do Sul.

    Completando 114 anos de existência, o local conta com 900 sócios titulares, atendendo um público de cerca de 2,5 mil pessoas para atividades sociais, esportivas e de lazer. Com 15 mil metros quadrados no Centro da cidade, fica na rua Osvaldo Cruz, n° 511. Um espaço dedicado ao esporte e lazer na região central de Santa Cruz do Sul, o Tênis Clube está marcado na memória da comunidade. Um espaço onde as crianças podem aprender a jogar tênis ou futebol, entre outras modalidades, e onde os adultos podem fazer suas práticas esportivas, relaxar nas piscinas ou realizar eventos.

    Conforme o presidente do Tênis Clube, Álvaro Boeira da Fontoura, que assumiu a gestão no ano passado com Luis Fernando Meinhardt como vice, o convívio dentro da entidade é muito especial. “Sou sócio do clube desde 2009, mesma data na qual comecei a praticar o esporte. Sendo um entusiasta do esporte e por ter vontade de aderir ao trabalho voluntário, em 2020 aceitei o convite do então presidente, Eleno Hausmann, para assumir o Departamento de Tênis, como diretor. A paixão e o envolvimento com o Clube só cresceu, foi assim que em março de 2023 formamos uma chapa para concorrer à presidência”, relata.

    LEIA TAMBÉM: Tênis Clube Santa Cruz: uma história centenária de conquistas e reconhecimento nacional

    Desde então exerço o cargo junto com o nosso time de diretores, com muito orgulho. Estamos vendo o crescimento das escolas do clube, participação em torneios e também na esfera social”, disse o presidente, e destacou a realização do 1º Torneio Aberto de Tênis Grupo Arauto Tênis Clube Santa Cruz, em novembro.

    Para Álvaro, há inúmeras vantagens em ser sócio do Clube. Além das atividades para as crianças, a direção sempre está inovando, com novas modalidades e melhorias. “Agora estamos oferecendo também hidroginástica. A gente tem diversos espaços sociais e estamos com uma postura de criar espaços confortáveis”, explica. Ele destaca o salão de festa, tão marcante pela realização de festas de casamento e formaturas, a piscina tratada com ozônio e o monitoramento com câmeras. A mensalidade atualmente é R$ 215.

    Poucas instituições sobrevivem ao passar do tempo, das décadas e dos séculos. O Tênis Clube hoje é um local saudável de convívio para os associados e suas famílias e sua credibilidade é atestada pelos valores que promovemos e pelas amizades que aqui se formam. O escopo do clube é criar memórias e momentos. Aqui formamos cidadãos”, define o presidente.

    Conforme o gerente geral, Fernando Agnes, a Academia de Tênis é um dos orgulhos da entidade. “É um projeto que atende mais de 100 crianças no clube, desde a parte de formação, de escolinhas, até a nossa equipe de competição, que já disputa torneios no Brasil”, salienta. 

    Também é oferecido aos sócios o serviço de recreação infantil, das 13h30 às 18 horas. As crianças são acompanhadas por uma pedagoga que as recebe e acompanha a tarde toda, ajudando a fazer os temas, com brincadeiras, além de levar até as aulas dentro do clube.

    Estrutura social

    Na área social, o Tênis Clube dispõe de ambientes de pequeno, médio e grande porte para festas e confraternizações, com capacidades que variam de 50 a 350 pessoas. O salão principal, inaugurado em março de 2000, possui uma completa infraestrutura, com móveis de alto padrão, projeto de iluminação e climatização, o que o tornou um dos ambientes mais requisitados para os eventos da sociedade santa-cruzense.

    Na área externa, o clube ainda possui ambientes direcionados ao descanso e lazer, como é o caso das churrasqueiras ao ar livre, cabanas e quiosques, bem como das piscinas adulto e infantil. A cabana 2, por exemplo, possui um espaço amplo para 50 pessoas. Todos estes locais podem ser utilizados pelos sócios mediante reserva.

    O presidente Álvaro Boeira da Fontoura adianta que em alusão ao aniversário do Clube, serão inaugurados novos quiosques ao lado das piscinas, com projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Téia + Iara.

    100 melhores clubes

    O Tênis Clube se destacou, pelo terceiro ano consecutivo, entre os 100 melhores clubes do país. A premiação ocorreu no último sábado, dia 4, no Congresso Brasileiro de Clubes, em Foz do Iguaçu. O prêmio é um reconhecimento para os que mais se destacaram entre os milhares de clubes brasileiros que contribuem de para o desenvolvimento da comunidade e da sociedade na qual estão inseridos, por meio de ações esportivas, sociais, culturais e de lazer.

    LEIA MAIS: Tênis Clube Santa Cruz é destaque entre os 100 melhores clubes do país

    Histórico centenário no esporte

    A paixão pelo esporte motivou os fundadores Heinz Von Ortenberg, Gaspar Bartholomay (primeiro presidente), Rudolf Freudenfeld, Ernst Peschel, Alfred e Heinrich Heuser, Rudolf Schick, Hermann Reuchlin, Julios Bartholomay, Pedro Huck, Adelina Barth e Maria Falk a investirem na criação de um espaço destinado ao esporte.

    Passados 25 anos da fundação, em 1935 foram inauguradas as duas primeiras quadras de tênis e uma sede, na rua Gaspar Silveira Martins.

    Em 1954 foi adquirida a área para a construção da piscina e nos anos de 1961, 1967, 1987 e 2004 foram adquiridas mais extensões de terra que compõem hoje a área do Tênis Clube.

    Em abril de 1993 foi iniciada a obra de construção da nova sede social, inaugurada no dia 10 de março de 2000.

    Modalidades e melhorias

    O Tênis Clube possui uma das melhores estruturas para a prática do esporte no interior do Estado, com sete quadras de tênis, sendo duas cobertas, todas com piso de saibro e iluminação. Durante o mês de janeiro, o espaço vai sediar uma etapa do campeonato Sul Brasileiro de Tênis, promovido pela Confederação Brasileira de Tênis.

    Além do tênis, o clube tem investido em outras modalidades para bem atender seus associados, mantendo uma quadra de pádel coberta, um campo de futebol sete com iluminação e grama sintética de alta qualidade e uma completa academia de ginástica terceirizada com custos especiais para os associados.

    No local também são praticados outros esportes como judô, basquete, beach tennis e futebol. Também foi o primeiro clube da região a inaugurar quadras de pickeball. “É um esporte que cresce muito mundo afora, nos Estados Unidos principalmente, que é um esporte de raquetes, com uma quadra parecida com a de pádel, é um pouco menor que a de pádel, com a rede baixa, é um esporte muito divertido”, explica Álvaro Boeira da Fontoura.

    Outra novidade promovida pelo clube foi a inauguração no ano passado do Salão Gourmet 9 de Janeiro, assinado pela arquiteta Renata Porto. O espaço foi todo projetado, equipado com materiais de qualidade como taças de cristal e eletros da Brastemp, e está à disposição dos associados para reservas.

    CONFIRA: 1º Torneio Aberto de Tênis Grupo Arauto Tênis Clube Santa Cruz conhece os campeões