Mensagem do dia

As sementes do milagre

Publicado em: 12 de janeiro de 2024 às 09:09 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 11:43
65e880ffae326.jpg
compartilhe essa matéria

Disponível também em:

Final de uma sexta feira, o Diretor de importante unidade frigorífica – mais de 600 funcionários – depois da saída dos operários, resolveu dar uma última olhada no estabelecimento. Como fizera outras vezes, entrou na câmara fria da empresa. Um descuido – ou uma falha mecânica – trancou a porta da câmara. Logo deu-se conta que caíra numa armadilha sem saída. Não era possível, de jeito nenhum, abrir a porta. Outro detalhe comprometedor: estava sem seu Celular.

A Câmara só seria aberta depois de 36 horas, na manhã de segunda feira e alguma horas seriam suficientes para morrer congelado. A família, quando se desse conta de sua ausência, começaria a procurá-lo em toda a parte, mas jamais desconfiaria da câmara fria. Só mesmo um milagre salvaria sua vida, mas deu-se conta que o milagre era impossível.

Dez minutos depois, surpreendentemente, alguém destravou a porta. Era o seu Manoel, o vigia da empresa. Ele não vira o Diretor deixar o estabelecimento e desconfiou que alguma coisa dera errado. Todos dias, ao chegar ao trabalho, o Diretor saudava o guarda: Bom dia, seu Manoel e, no fim do expediente, desejava: Boa noite; até amanhã seu Manuel.

Todo o bem que você fizer, cedo ou tarde, voltará para ti. Assim rezava a sabedoria dos antigos. A afirmação abrange também o mal: cedo ou tarde ele voltará para ti. Na vida da pessoa, pode acontecer um lance de sorte ou azar. Porém, sorte ou azar são raros. A vida é regida pela dinâmica da causa e da consequência. Aquilo que semeamos vamos colher. Quem semeia espinhos, colherá espinhos, quem semeia flores, colherá flores. Quem nada semeia, nada colherá.

A vida é feita de escolhas, nem todas com o mesmo peso e a mesma importância. As pequenas escolhas preparam as grandes. Trata-se de um projeto que inicia na infância, na própria família. Depois, a pessoa assume sua autonomia e precisa fazer escolhas continuas. É um longo caminho. Sempre é possível voltar, mas não podemos esquecer a força dos hábitos. Assim caminhamos para o desfecho lógico na direção do Bem ou do Mal.

A palavra milagre significa coisa admirável. Somos convidados a viver o bem no dia a dia. São as pequenas e corretas decisões que tornam admirável nosso projeto de vida. Elas são sementes que florescerão. O milagre é possível, mas precisamos plantar as sementes.

Frei Aldo Colombo