Política

Câmara rejeita proposta de alteração de índice de aumento no IPTU

Publicado em: 11 de dezembro de 2020 às 13:35 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 07:41
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Câmara de Vereadores/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Entendimento dos vereadores é de que matéria é de responsabilidade do Executivo e não precisa passar pela casa legislativa

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul se reuniu na manhã desta sexta-feira (11) para uma reunião extraordinária. Na pauta estavam às alterações no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 e o projeto de lei complementar sobre o valor venal dos imóveis.

    O Executivo encaminhou ao Legislativo as matérias para definir o índice de reajuste no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período entre novembro de 2019 e outubro de 2020, correspondente a 4,77%.

    Os vereadores optaram por rejeitar a emenda do aumento zero e mudança de alíquota do IPTU. O entendimento foi de que o valor do reajuste do IPTU deve ser definido pelo prefeito e não é uma matéria legislativa.  Como se trata de projeto de lei complementar, havia a necessidade da maioria absoluta de votos – nove vereadores – para a aprovação da matéria. Foram favoráveis apenas oito: Edmar Hermany e Hildo Ney Caspary (Progressistas), Luizinho Ruas (PSD), Nasário Bohnen (DEM), Ari Thessing (Cidadania), João Cassepp (PSDB) e Bruna Molz (Republicanos. Houve abstenção de Alberto Heck (PT) e César Cechinato (PSDB). Já os contrários foram Gerson Trevisan (PSDB), Solange Finger (PSD), Alex Knak (MDB), Bruno Faller (PDT), Francisco Carlos Smidt (PSDB) e Marcel Knak (PTB). O prefeito Telmo Kirst, apesar da derrubada da Câmara, pode deliberar sobre o tema através de decreto.

    Os vereadores de Santa Cruz voltam a se reunir na próxima segunda-feira (14), para a penúltima sessão ordinária da legislatura.

    Confira a reunião desta sexta na íntegra: