Mudas foram selecionadas, identificadas e estão sendo monitoradas
Atual rainha do Balneário Monte Alegre, de Vale Verde, Taliana Silva, de 24 anos, está desenvolvendo um projeto que prevê o plantio de mudas de árvore com o objetivo de reflorestar o ponto turístico.
Moradora do interior de Venâncio Aires, ela conta que ao se inscrever no concurso, no ano passado, realizou uma promessa. A partir disso, nasceu a ideia do projeto com o propósito de “retribuir as conquistas e por sentir que reinados precisam ter um propósito”, salienta.
Eleita em fevereiro de 2024, Taliana começou a organizar o “Vale mais verde”, como um projeto de estágio do curso de Ciências Biológicas, que ela cursa na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A rainha do Balneário Monte Alegre revela que o projeto seguiu os métodos adequados de reflorestamento e todas as mudas foram selecionadas, identificadas e estão sendo monitoradas para garantir a saúde das mesmas. Conforme Taliana, foram 105 árvores de 15 espécies nativas plantadas, entre elas Caliandra Rosa, Guabiroba, pitangueira, angico vermelho, guajuvira, ingá feijão, Camboatá Branco, Camboatá vermelho, uvaia, topete de cardeal e açoita cavalo.
Além disso, outras mudas estão sendo conservadas para caso haja necessidade de substituição. “Durante o plantio das mudas, tive o apoio de algumas pessoas da minha família, que entenderam o valor desse compromisso, oferecendo suas mãos e seu apoio”, agradece.
Segundo a rainha, o projeto é como um abraço que será deixado para as futuras gerações. “Esse projeto é nosso compromisso de cultivar um mundo melhor para quem vem depois de nós, mostrando que pequenas ações, feitas com coração, podem transformar vidas e trazer mais harmonia para todos. É nossa chance de retribuir à natureza tudo o que ela nos dá.”
Outro ponto importante, de acordo com a venâncio-airense, é a colaboração da comunidade e dos veranistas que frequentam o camping do Balneário Monte Alegre para que as árvores se desenvolvam e haja o reflorestamento do local.
Notícias relacionadas
Brasil aumenta investimento público em educação
Maior crescimento dos últimos dez anos no país foi em 2022
A descoberta do anatomista
O Anatomista (Editora Bertrand Brasil, 168 páginas) foi lançado em 1996 pelo escritor e psicanalista argentino Federico Andahazi
Por Paola Severo
Primeiro encontro do grupo de apoio para diabéticos ocorre nesta quinta-feira
Evento acontece na Câmara de Vereadores, às 19h
Telefone 193 dos bombeiros de Santa Cruz está temporariamente inoperante
Aqueles que tiverem emergências devem entrar em contato pelo número (51) 98682-2715