Votação na Subseção de Santa Cruz do Sul ocorre no dia 22 de novembro e chapa única representa união dos advogados
O próximo dia 22 de novembro será de votação em Santa Cruz do Sul. É quando acontece a eleição da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, e que tem chapa única concorrendo, para a reeleição da Manuela Braga.
A entidade de classe com sede em Santa Cruz do Sul abrange oito municípios da região, com cerca de 1.750 advogados inscritos. Para quem desconhece o papel da OAB, Manuela explica que proteger a advocacia, essencial à administração à justiça, é a premissa da entidade, que também se dedica a defender a cidadania. “Por isso muitas vezes a OAB está aí, intervindo em defesa da cidadania, um papel social que vai além da defesa da classe”, frisou.
Manuela integra a Subseção da OAB desde 2013, como conselheira, ano em que também foi criada a Comissão da Mulher Advogada, que presidiu até 2021. Depois passou a integrar a diretoria até chegar à presidência, num mandato de três anos, que pode ser renovado com a eleição deste mês.
Para isso, os advogados em dia com a anuidade devem participar do pleito, votando “sim” ou “não” na chapa única, “Unidos somos fortes”. Junto da eleição local, os advogados devem votar na seccional do Estado e ajudar a escolher quem será o presidente da OAB Rio Grande do Sul. O apoio local vai para a reeleição de Leonardo Lamachia.
Projetos
Para o segundo mandato, Manuela expôs no programa Direto ao Ponto, da Arauto News, algumas propostas. A interiorização da Escola Superior da Advocacia para promover a qualificação profissional dos advogados e da Caixa de Assistência dos Advogados; rede de apoio às mulheres advogadas (gestantes, com crianças pequenas); projeto Bem-vindos com orientação à jovem advocacia; clube do livro para intensificar qualificação; café com a diretoria para ampliar acesso aos associados; reativar o projeto OAB vai à escola; projeto Cuidando de quem cuida: um olhar para a saúde mental; criação de e-book para evidenciar talentos da advocacia local são exemplos compartilhados pela presidente.
Hoje, a atuação da OAB é abrangente, Manuela explica que em cada subseção existem comissões que trabalham em diferentes temáticas, e em Santa Cruz são 32 comissões formadas, como mulher, direito do trabalho, família, jovem advocacia e muitas mais, com apoio da diretoria. Também há o conselho de ética, que fiscaliza condutas dos profissionais.
Completam a diretoria na chapa única, encabeçada por Manuela Braga: Cassio Arend (vice-presidente), Elemar Ramos Jr (tesouroreiro), Vanessa Menchen (secretária geral) e Fernanda Brandt (secretária adjunta).
Notícias relacionadas
Proprietários de veículos que não pagaram IPVA precisam quitar tributo para evitar aumento de custos adicionais
O percentual de motoristas circulando de maneira irregular chega a 8,8% dos veículos. Taxa de inadimplência supera a do ano passado
Brasil aumenta investimento público em educação
Maior crescimento dos últimos dez anos no país foi em 2022
A descoberta do anatomista
O Anatomista (Editora Bertrand Brasil, 168 páginas) foi lançado em 1996 pelo escritor e psicanalista argentino Federico Andahazi
Por Paola Severo
Primeiro encontro do grupo de apoio para diabéticos ocorre nesta quinta-feira
Evento acontece na Câmara de Vereadores, às 19h