Os participantes foram divididos na categoria Aventura, que percorreu 40 quilômetros, e na categoria Expedição, com 65 quilômetros.
O sábado (9) foi de corrida, pedaladas, orientação, barro, desafios e muita superação em Vera Cruz. A 3ª edição da Xiruz Adventure Race – Lado B, assim chamada por valorizar a região Sul do Município, reuniu quase uma centena de atletas para a corrida de aventura, sendo de diversos municípios gaúchos, vários experientes e outros tantos dando a largada para tomar gosto pelo esporte. A saída foi no Camping Tobaccos Country, em Linha Alta, e os participantes foram divididos na categoria Aventura, que percorreu 40 quilômetros, e na categoria Expedição, com 65 quilômetros.
“A Xiruz Adventure agora já está consolidada como uma das principais corridas de aventura do RS”, aponta Ana Paula de Andrade, uma das organizadoras do evento. Quem participou, não poupou elogios. Para o competidor Richard Klinger, a prova vera-cruzense vem sendo muito bem organizada, com a dedicação de quem está na base e na logística, pensando em cada detalhe. Mesmo para quem é “de casa”, como ele, diz ter se surpreendido pelo percurso inovador, diferente do que ele imaginava. Richard e sua dupla, Marson Schlittler, já haviam vencido na categoria Dupla Masculina Expedição no ano passado e com essa pressão, queriam fazer bonito de novo.
“A corrida de aventura em si tem uma dificuldade muito elevada devido à variedade de terrenos, de locais que a gente passa e também pelas variáveis que a gente pode encontrar. Então na prova a gente teve a questão do calor que a gente enfrentou, teve a parte de barro, locais com mata, subida. Então além de tudo isso também a navegação (orientação por mapas) que acaba dificultando, a gente tem que manter uma atenção muito grande durante a prova pra gente também não vir a se perder ou esquecer de algum detalhe, por exemplo de alimentação e hidratação durante a prova, pra gente conseguir manter o desempenho”, explicou.
Para o vera-cruzense, a dupla teve que colocar um ritmo muito forte na prova para buscar o bicampeonato na prova – que veio. “Então a gente manteve uma velocidade muito grande na corrida e no pedal e o que veio acontecendo é que a gente foi abrindo tempo das outras equipes que também são equipes muito fortes, equipes que já participaram de provas muito importantes até em âmbito mundial. A gente foi entregando o nosso melhor e acabou dando tudo certo no fim, a gente acertou todos os detalhes da prova, tanto alimentação, hidratação, a orientação, a gente teve pouquíssimos problemas mecânicos na bicicleta e também físicos, então acho que foi esse aglomerado de situações e variáveis que acabou dando certo novamente junto com nosso esforço e nosso comprometimento e dedicação”, refletiu o campeão.
Campeões por categoria:
- Quarteto Expedição – Santa Ciclismo (Santa Cruz do Sul)
- Dupla masculina expedição – RK Outdoor (Vera Cruz)
- Dupla mista expedição – Papaventuras 2 (Venâncio Aires)
- Quarteto aventura – Desiludidos Adventure (Três Coroas)
- Dupla masculina aventura – Xiruz Adventure (Vera Cruz)
- Dupla mista aventura – RKafeinados (Vera Cruz)
Notícias relacionadas
Ceisc União Corinthians abre segundo turno do NBB nesta sexta-feira
Duelo contra a Unifacisa começa às 19h30, no Ginásio Arnão
Basquete: duelos da Copa Super 8 com melhores do NBB começa em janeiro
Ceisc União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, joga no próximo dia 25
Ceisc União Corinthians dá show no Arnão e carimba vaga à Copa Super 8
Equipe santa-cruzense fez grande partida contra o Pinheiros e levou a melhor por 80x73
Colégio Mauá se destaca entre os melhores do atletismo gaúcho
Atletas e treinadores foram homenageados no Troféu Faergs pelo desempenho em competições de 2024